Os pacientes chegavam a desembolsar R$ 240 por mês, pagando transporte a uma empresa privada.
Site Radar Net
A Prefeitura de Ipubi deve providenciar imediatamente transporte domiciliar para os pacientes que sofrem de problemas renais no município. A decisão em caráter liminar foi obtida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro. Os pacientes de Ipubi fazem hemodiálise em Crato-CE, já que o município não dispõe dos equipamentos necessários para o procedimento. Caso necessário, o transporte pode ser subsidiado pela União e o Estado de Pernambuco.
De acordo com o processo, os pacientes que residem na zona rural estavam pagando do próprio bolso o veículo para se deslocar à sede da prefeitura, onde pegam o transporte três vezes por semana para Crato. Em algumas ocasiões, o motorista não esperou os moradores da zona rural e eles ficaram sem acesso ao tratamento, o que poderia acarretar risco de morte. Os pacientes chegavam a desembolsar R$ 240 por mês, pagando transporte a uma empresa privada.
Segundo informações do site Radar Net, o prefeito de Ipubi, João Marcos Siqueira, havia informado ao MPF que iria regularizar a situação até outubro de 2013, mas isso não aconteceu. O Ministério Público enviou uma recomendação ao prefeito para fornecesse imediatamente transporte adequado aos pacientes renais, mas não obteve resposta.