Casos foram registrados em Trindade e em Santa Filomena.
Por Roberto Gonçalves
O Ministério da Saúde (MS), divulgou, nesta terça-feira (17), o primeiro boletim epidemiológico sobre microcefalia. No Estado de Pernambuco, foram registrados 268 casos. Destes, dois foram notificados nos municípios de Trindade e Santa Filomena no Sertão do Araripe. Como orientação, a Vigilância Epidemiológica nos municípios, pede que gestantes façam o acompanhamento do pré-natal de forma regular e que as mulheres que querem engravidar, façam antes um planejamento.
Seguindo o protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde, essas crianças devem ser acompanhadas por um hospital de referência. Mas, todos estão localizados em Recife, na capital Pernambucana. “O Imip é referência, mas de acordo com o protocolo, elas devem ser encaminhadas para Recife. A forma como será feito o encaminhamento, ainda está sendo discutido. No momento, o que já passamos para as mães é de que esses bêbes vão precisar de acompanhamento e que tudo será agendado, estudado e informado com antecedência”, destacou.
No momento, as equipes de saúde estão seguindo com muito cuidado todas as orientações do protocolo, que falam como deve ser o manejo clínico e o trabalho das equipes de saúde diante de um caso de microcefalia, a conduta, os exames que devem ser feitos e encaminhamentos necessários.
Como o Ministério da Saúde ainda está investigando a possível causa deste surto, a Secretaria de Saúde faz um alerta para as mulheres. “Aquelas que querem engravidar, que façam um planejamento correto, converse com o médico, com a família e todos juntos avaliem a melhor conduta”, ressaltou a coordenadora de vigilância epidemiológica. Ainda no sertão do estado, também foram notificados dois casos de microcefalia em Petrolina.