Essa semana o Governo de Pernambuco chegou à marca de 20 mil kits alimentares montados por meio do programa Compra Local. A medida contribui para o escoamento da produção e geração de receita para os pequenos produtores. Os kits são destinados a grupos em situação de vulnerabilidade social, como indígenas, pescadores e quilombolas.
Nos Sertões Central, do São Francisco e do Araripe os moradores de Salgueiro, Petrolina e Araripina foram contemplados. Os kits chegaram a Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Sertânia no Sertão do Moxotó. Já no Sertão do Pajeú os alimentos foram para Carnaíba e Serra Talhada.
As compras foram feitas pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), através de chamamento públicos. O órgão adquiriu gêneros alimentícios in natura e processados de cooperativas e associações de 20 municípios de todas as regiões pernambucanas. Entre os itens comprados estão leite de cabra, queijo coalho, abacaxi, alface, banana, farinha, mel, batata doce, ovos e jerimum.
O programa Compra Local foi lançado no dia 14 de abril pela AD Diper, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. A execução da iniciativa durou um mês e foi concluída nesta sexta-feira, 29. Foi investido R$ 1 milhão na aquisição dos alimentos.