A deputada Roberta Arraes presidiu na tarde de hoje (27), mais uma reunião remota da comissão de Saúde e Assistência Social, e como toda quarta-feira, após a distribuição e discussão dos projetos de lei, o colegiado junto ao Grupo de Trabalho COVID-19 da Alepe, recebem um convidado para debater sobre o novo coronavírus.
O convidado de hoje foi o promotor de justiça e secretário de Tecnologia e Inovação do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Antônio Rolemberg, que debateu sobre a importância do distanciamento social.
Também teve a participação da médica do estado, Dra. Fabíola Arraes, que muito contribuiu com a reunião.
Em sua apresentação inicial, Dr. Antônio falou de uma ferramenta idealizada pelo MPPE, que é a Plataforma de Combate a Pandemia COVID-19, disponível para todos os municípios. O sistema oferece entre suas oito ferramentas, um atendimento ao público, um monitoramento dos profissionais de saúde, além de mostrar um mapeamento de contaminados por área de cada estado.
Além dessa plataforma, o promotor apresentou o aplicativo chamado DYCOVID, que informa locais onde há pessoas infectadas, servindo assim de alerta e cuidado para seus usuários.
Na oportunidade, Dr. Antônio aproveitou para falar também sobre o importante trabalho que os promotores do MPPE estão fazendo, onde acompanham durante todo o dia, as taxas de isolamento de todos os municípios de Pernambuco.
O promotor frisou ainda, que é totalmente a favor de medidas restritivas, para que o isolamento social seja totalmente eficaz e fez um apelo a população. “Ainda estamos vendo muita gente na rua, é preciso empatia de todos, consciência da situação e assim, salvarmos vidas!”, disse.
A presidente do colegiado, a deputada Roberta Arraes, aproveitou o momento para parabenizar o MPPE.
“Parabenizo em nome do procurador-geral, Francisco Dirceu, pelo excelente trabalho conduzido com muita eficiência no combate a pandemia em Pernambuco”, afirmou.
A parlamentar ainda pediu para que os promotores avaliassem com urgência os planos de contingenciamento de cada município.
Por fim, Roberta fez o balanço de mais uma reunião no seio da comissão e GT.
“Foi um debate muito construtivo e produtivo, onde mais uma autoridade trouxe informações precisas e respondeu muitas dúvidas dos deputados presentes, confirmando mais uma vez, que a melhor prevenção é o distanciamento social”, finalizou.