Pauta prioritária da sua atuação política, a saúde pública em Pernambuco recebeu um reforço de R$ 7,7 milhões em emendas individuais do senador Humberto Costa (PT-PE). Os recursos foram destinados a custeio e investimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em dezenas de municípios pernambucanos. O dinheiro vai ajudar na estruturação da rede pública para os desafios neste período de pandemia do coronavírus. Dos municípios do Sertão, serão beneficiados Lagoa Grande, Afrânio, Exu, Floresta, Orocó, Parnamirim e Calumbi (vejam a lista completa). Araripina ficou fora da lista.
Do total, mais de R$ 5,1 milhões já foram pagos e estão servindo à manutenção do serviços de atenção básica à saúde e a investimentos para melhoria da estrutura da rede. De municípios como Camaragibe, na Região Metropolitana, a Exu, no Sertão, vários já tiveram as suas parcelas devidamente quitadas, o que dá mais capacidade às prefeituras de melhorarem o atendimento à população neste momento de crise.
“A saúde sempre foi uma prioridade do nosso mandato. Fui ministro da área no governo do presidente Lula, criei programas como o Samu, o Brasil Sorridente e o Farmácia Popular, e sei o quanto isso pode fazer diferença na vida das pessoas e o quanto pode melhorar as condições da população. Então, o nosso esforço é sempre no sentido de defender e valorizar o SUS”, afirmou Humberto.