Por Carlos Britto
O deputado federal Fernando Filho afirmou nesta quarta-feira (28) que as eleições municipais podem ser adiadas de outubro para novembro, mas afastou a possibilidade de prorrogação dos atuais mandatos até 2022 por causa da pandemia do novo coronavírus. Durante transmissão nas redes sociais de lideranças políticas de Ipubi (PE), no Sertão do Araripe, e de Petrolândia (PE), no Sertão de Itaparica, o deputado avaliou que não há clima para mudanças no pleito de 2020.
“Não vejo clima hoje aqui em Brasília ou no Congresso Nacional para mudar a eleição ou jogar para 2022. Se o cenário se agravar, podemos ter um adiamento dentro do ano, de outubro para novembro. Mas considero remota a possibilidade de prorrogação dos atuais mandatos. Entendo que teremos eleições em 2020”, disse.
Fernando Filho voltou a defender uma ação do governo federal, dos Estados e dos municípios para a retomada da economia no período pós-pandemia.
“Esta é uma crise que pegou todo mundo de surpresa, mas ninguém sabe qual vai ser o efeito. Por isso defendo uma ação muito forte dos governos, notadamente do governo federal, para poder movimentar a economia das cidades. Primeiro é vencer essa fase mais difícil, que é o cuidado com a saúde da população. Mas quando tiver passado esse risco de colapso do sistema de saúde, o próximo desafio é como animar a atividade econômica de novo”.