Início Notícias Morre João Claudino, fundador do Armazém Paraiba

Morre João Claudino, fundador do Armazém Paraiba

1397
Foto: reprodução

Morreu, nesta sexta, em Teresina, vítima de câncer, o empresário João Claudino Fernandes, responsável pelo Grupo Claudino, considerado uma das maiores redes varejistas do Nordeste. Ele era cidadão pernambucano, com título outorgado pela Assembleia Legislativa. Natural do Rio Grande do Norte, o homenageado foi agraciado por iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB), que enalteceu as ações promovidas pelo administrador em prol da cultura e da arte pernambucanas. Na ocasião, a solenidade contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias.

O Grupo Claudino reúne 17 mil colaboradores em 13 empresas que atuam em vários segmentos, como shopping centers, frigoríficos, editoras, além de fábricas de tecidos, colchões, móveis e de bicicletas. O conglomerado teve início em 1958 com a fundação do Armazém Paraíba, em Bacabal, interior do Maranhão.

“João Claudino Fernandes e Valdecy Claudino, fundadores do grupo, firmaram-se como competentes administradores e homens de visão ao conseguirem, a partir de uma pequena cidade nordestina, construir e gerir um enorme complexo empresarial com atuação em vários Estados”, destacou o deputado Tony Gel (PMDB), lamentando a morte dele.

Para Waldemar Borges, João Claudino foi aficionado pela cultura popular nordestina, especialmente a poesia. Segundo o parlamentar, além da publicação de vários livros de poetas do Estado, ele realizava anualmente o Festival Artes de Março – no Teresina Shopping, de sua propriedade –, no qual promovia artistas do Sertão do Pajeú.

“A sensibilidade cultural do empresário modifica, por meio da arte, a vida de muitos pernambucanos. A forma singular como tratava nosso Estado já o fez, de fato, filho do ‘Leão do Norte’ há muito tempo. Agora é hora de lamentar um pertencimento que supera o campo do direito, mas que merece ser reconhecido pelo País”, ressaltou Borges.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here