Por Carlos Britto
Após o aumento de 9 para 15 no número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho decidiu endurecer ainda mais as medidas preventivas contra a doença. Em suas redes sociais no início da noite de hoje (18), o gestor anunciou que vetará eventos, reuniões e aglomerações acima de 50 pessoas. Também deverá suspender o funcionamento de feiras livres. As orientações foram repassadas pelo Governo de Pernambuco.
O prefeito ainda antecipou que outras medidas preventivas serão recomendadas para evitar concentração de público em ambientes privados. A prefeitura vai orientar supermercados e atacados a limitar o acesso a 50 pessoas. Por fim, Miguel informou já ter solicitado à Infraero a restrição de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho.
“Estamos fazendo tudo que é possível para evitar o crescimento de casos. Alerto mais uma vez para as pessoas evitarem aglomerações. Esse momento é para se cuidar e pensar no próximo. Portanto, fiquem em casa e ajudem a enfrentar juntos esse grande teste“, advertiu o prefeito.
Questionamentos
Miguel respondeu os comentários da população na transmissão ao vivo e questionamentos aqueles enviados por jornalistas e radialistas. O pronunciamento virtual foi um modelo adotado para preservar a segurança dos profissionais de imprensa de Petrolina. “Estamos sendo transparentes e verdadeiros desde o começo. Num momento desse, a população exige a verdade e, por isto, vamos continuar informando. Mas para preservar a segurança dos comunicadores e de todos da prefeitura não vamos mais fazer entrevistas coletivas. É outra medida preventiva e que ajuda a difundir a seriedade desse desafio”, explicou.
Vale destacar que o primeiro resultado dos testes realizados na cidade deu negativo. Até o momento, portanto, nenhum desses casos teve resultado confirmado.