Início Notícias Estados do NE articulam comercialização de produtos agrícolas para mercados internacionais

Estados do NE articulam comercialização de produtos agrícolas para mercados internacionais

619
Foto: ilustração

Alta demanda por leite de cabra e carne de bode motiva o interesse pela expansão

Foto: divulgação

Os estados do nordeste estão se articulando para expandir a comercialização de produtos agrícolas com mercados internacionais, como o Oriente Médio e a China, devido ao aumento da demanda por outros produtos, além da cana de açúcar, cultivo histórico mais forte da região. O interesse por carne de bode e leite de cabra, por exemplo, surgiu durante a missão do Consórcio Nordeste na Europa, em novembro de 2019. No entanto, por se tratar de uma dimensão maior do que qualquer estado poderia atender sozinho, todas as unidades federativas da região estão envolvidas no processo, tendo em vista a ampliação da produção.

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, destacou que quatro estados do Nordeste possuem grandes rebanhos, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Ceará, por isso foi criado um grupo de trabalho, envolvendo esses lugares, com o objetivo de detalhar  de que maneira os governos estaduais podem contribuir para a melhoria do rebanho e, dessa forma, atender à demanda.

“Estamos, via consórcio, conversando com as agências de financiamento internacional. A ideia não é financiar os governos, é financiar diretamente os produtores para que a gente possa, a curto prazo, além de aumentar a quantidade do rebanho, melhorar a qualidade”, explica o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here