Início Notícias Taxa de desemprego cai para 11,9% em 2019, diz IBGE

Taxa de desemprego cai para 11,9% em 2019, diz IBGE

643
Foto: reprodução

A taxa de desemprego no Brasil voltou a recuar no último trimestre de 2019, segundo dados da Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O resultado dos três meses encerrados em dezembro caiu para 11%, em linha com a expectativa de analistas. Mas o desemprego ainda atinge 11,6 milhões de brasileiros.

O indicador é melhor do que o registrado no trimestre encerrado em setembro, que serve como comparação, quando 12,5 milhões de pessoas estavam sem emprego, e a taxa estava em 11,8%.

Há 14 anos:País não cria vagas com ganhos acima de 2 salários mínimos

A taxa de desemprego segue no menor patamar desde o trimestre encerrado em março de 2016, quando foi de 10,9%. Para trimestres encerrados em dezembro, é a menor taxa desde 2015, quando ficou em 8,9%.

O resultado foi incluenciado pela criação de vagas formais (mais 593 mil trabalhadores), sobretudo no comércio, com as contratações de fim de ano. Mas a informalidade segue alta. No ano, ela foi recorde, apesar de leve recuo no último trimestre.

Se comparado ao quarto trimestre de 2018, houve aumento de 1,8 milhão de pessoas ocupadas no período, assim como crescimento da força de trabalho (1,3 milhão). Isso significa que mais pessoas estão procurando emprego, disponíveis para trabalhar.

Os setores de comércio, bem como de alimentação e alojamento foram os únicos que apresentaram elevação da ocupação no período, na comparação com os três meses encerrados em setembro.

Foram mais 376 mil e 179 mil pessoas ocupadas em profissões desses grupos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here