O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), vai mesmo fazer uma reforma administrativa no governo do Estado, em fevereiro.
Uma das alterações em estudo é a oferta da secretaria de Educação para o deputado federal Raul Henry, do MDB.
Com a manobra política, o PSB amarra o apoio do MDB de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry ao projeto de candidatura do deputado federal João Campos (PSB) no Recife em 2020.
Neste final de semana, Paulo Câmara e o deputado federal estavam juntos na praia, em Enseadinha. “Raul Henry demonstrou o desejo de ficar em Pernambuco, ler livros”, diz uma fonte do blog.
Para observadores da cena local, a cena da cervejinha na praia sinalizou que o MDB está com posição consolidada no Estado, onde já conta com espaços de poder, como o Detran. A secretaria de Educação seria uma ampliação dos espaços.
Para os socialistas, a troca do atual secretário não seria problema porque é um técnico (Fred Amâncio) e os técnicos não têm a vaidade exacerbada dos políticos.
A área de educação é uma das principais vitrines do governo do PSB, mas o aliado Raul Henry já esteve no posto e coube ao governador Jarbas Vasconcelos lá atrás tomar a decisão de tirar do papel às escolas em tempo integral. (Por Jamildo Melo)