Presidente da Comissão destaca pleno funcionamento dos serviços essenciais, saúde, educação e segurança pública, diante das dificuldades econômicas e financeiras do Brasil
Foto: divulgação
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que firmou o compromisso de discutir as matérias, em âmbito financeiro e tributário, do estado, acompanhou, ao longo de 2019, a execução do orçamento que foi pactuado no exercício anterior, em 2018, pelo chefe do poder executivo, o governador Paulo Câmara.
Durante o período, houve a análise e votação da lei que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem perseguidos por Pernambuco até 2023: o Plano Plurianual (PPA), enviado pelo Poder Executivo. Também foram discutidas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020, com as quais os deputados estaduais contribuíram propondo mais de mil emendas.
Fazendo um balanço e uma avaliação do setor financeiro do estado na Rádio CBN, o deputado estadual pelo PSB e presidente da Comissão de Finanças, Lucas Ramos, pontuou que o exercício desenvolvido por Paulo Câmara resultou num saldo positivo para o estado. Como destaque, ele ressaltou a melhora na infraestrutura hídrica e a recuperação das rodovias de Pernambuco, além dos investimentos que estão previstos na constituição federal, que excederem os limites mínimos em saúde e educação.
“Os investimentos ultrapassaram o percentual e permitiu que Pernambuco vencesse o ano de 2019. Apesar de todas as dificuldades econômicas e financeiras em que o Brasil mergulhou, o estado buco manteve firme, em pleno funcionamento, os serviços essenciais: saúde, educação e segurança pública”, afirma Lucas.