Início Notícias Em nota, Adagro afirma que Pernambuco não tem foco de peste suína

Em nota, Adagro afirma que Pernambuco não tem foco de peste suína

657
Foto: reprodução

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), em resposta a uma matéria divulgada no blog, (Leitor diz que peste suína clássica (PSC) já ‘desembarcou’ no Sertão…), enviou uma nota, afirmando que não há notificação de suspeita de peste suína clássica na região do Araripe.

Confira na íntegra

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) afirma que não há notificação de suspeita de peste suína clássica na região do Araripe. Depois dos focos ocorridos no Piauí, Ceará e Alagoas aAgência vem realizando vigilância em toda a divisa com esses estados, não sendo detectado nenhum foco ou suspeita da doença.

A Adagro tem divulgado amplamente em rádio, televisão, jornais e blogs que qualquer suspeita de peste suína clássica deve ser notificada imediatamente em qualquer escritório da Adagro, ou pelo 0800 081 1020. A notificação da suspeita ou ocorrência da doença é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal e deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento.

O servidor que tomar ciência de uma doença desta e não repassar as informações as autoridades competentes, pode e deverá ser punibilizado por deixar de fazer. Enquanto médico veterinário, recai ainda uma responsabilidade extra, pois enquanto profissional de saúde pública, por questão acadêmica e funcional, e se manter inerte com o conhecimento de uma doença de notificação obrigatória, estará incorrendo em várias possibilidade de penalização, ao mesmo tempo que estará negligenciando a saúde pública como um todo.

A Adagro lembra ainda que a peste suína só pode ser confirmada com laudo de laboratório oficial para a doença.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here