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Sertão mostra força em Reunião Setorial de Salgueiro

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Radiodifusão da região se somou a representantes de prefixos de outras regiões em uma celebração do meio

Asserpe

Radiodifusores de todas as regiões do Estado, com predominância do Sertão estiveram reunidos em Salgueiro na 116ª Reunião Setorial da Asserpe, no Auditório do Plaza Hotel. O encontro foi mais uma bela demonstração da força da radiodifusão do Estado.

Participaram ainda veículos da Região Metropolitana e Agreste do Estado. Foram discutidos vários temas de interesse da radiodifusão sertaneja. O debate começou tratando da relação institucional da Associação com Governo do Estado e na Alepe nas campanhas de divulgação e do que se pretende construir de debate para 2020.

O Presidente da Instituição, Nill Júnior, anunciou que na última reunião do ano, dia 12 de dezembro, haverá a divulgação do plano de Mídia da radiodifusão para 2020 e um debate com as agências de publicidade na sede da associação. A ideia é de que haja maior participação do mercado publicitário na divulgação de campanhas e serviços através do rádio principalmente com a confirmação da recente pesquisa Kantar Ibope que mostra a força do rádio, presente em praticamente 90% dos lares brasileiros.

Uma importante discussão foi sobre o valor que o meio rádio agrega às redes sociais, fazendo com que veículos comecem a enxergar a possibilidade de monetizar com campanhas específicas para as redes sociais ou conjugadas com o veículo tradicional. Houve exemplos como os apresentados por Ivan Feitosa, Secretário da entidade, de formatos de mídia exclusivos para redes sociais. Há como montar um formato que agregue valor à mídia, também remunerando comunicadores que estrelam essas campanhas com um percentual pelo testemunhal, por exemplo.

Um alerta feito por alguns radiodifusores foi o de que não se esqueça a atenção ao rádio tradicional, evitando falar apenas com linguagem para as redes sociais.

Um debate que chamou muito a atenção foi o de como calcular o custo de uma inserção de 30 segundos. Houve apresentação de vídeo debate com o consultor e ex-presidente da AERP, Márcio Vilella, que apresentou a base de cálculo que deve ser feita para se chegar ao custo médio de uma inserção.

O Presidente da Asserpe alertou para a necessidade de melhorar a precificação em algumas praças. Também de respeitar e valorizar as negociações feitas pelo Departamento Comercial da Asserpe, evitando prejudicar negociações que ao final dão maior ganho às afiliadas e à própria Associação. A valorização da política comercial das rádios representa ao final das contas um ganho para a qualidade editorial e técnica das emissoras e na ponta da própria sociedade, com veículos cada vez mais fortes.

Também houve informe sobre o Fala Nordeste, que acontecerá em Fortaleza dias 28 e 29 de novembro. Interessados podem acessar o link no site da instituição para obterem mais informações e realizar suas inscrições.

O cantor Batista Lima, serra-talhadense radicado em Salgueiro, aproveitou para dar uma mensagem de agradecimento à radiodifusão pernambucana por divulgar e valorizar o seu trabalho, sendo determinante para alavancar o seu sucesso.

Fechando o evento, houve palestra motivacional com Roberto Montanha, especialista em Auto Potencialização, atendimento ao cliente e desenvolvimento humano. Ele falou sobre como potencializar vendas no meio rádio dentro de uma visão de valorização e encantamento do cliente. Houve a participação do Mágico Crispin.

Na lista dos dez palestrantes mais atuantes do Brasil, Montanha encantou e emocionou os radiodifusores em cerca de uma hora de palestra, fechando com chave de ouro o evento.

Veja aqui como calcular o custo de uma inserção de 30 segundos, na explanação do consultor e ex-presidente da AERP, Márcio Vilella. E aqui as fotos do evento em Salgueiro.

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