O PTB tem 25 deputados federais, dos quais quatro são pernambucanos.
Por Inaldo Sampaio
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi acionado nesta quarta-feira (5) para conter uma rebelião na bancada petebista na Câmara Federal.
Seguindo o exemplo da bancada do PDT, os petebistas também davam sinais de insatisfação com o governo federal e ameaçavam aprovar a “pauta bomba” que o presidente Eduardo Cunha começou a pôr em votação desde a última terça-feira, inviabilizando o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda).
O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), procurou o ministro pernambucano e lhe fez um apelo para conter a rebeldia da bancada petebista.
O líder da bancada, Jovair Arantes (GO), disse que o governo trata com desdém a sua base de apoio e que a partir desta quinta-feira (6) não haverá mais “alinhamento automático”. O partido vai se posicionar de acordo com cada votação.
O PTB tem 25 deputados federais, dos quais quatro são pernambucanos: Adalberto Cavalcanti, Zeca Cavalcanti, Jorge Côrte Real e Ricardo Teobaldo.