A instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão, será tema de audiência pública nesta segunda-feira (07/10) às 9h, no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A reunião, promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática, busca estudar as vantagens do investimento. Os defensores afirmam que o projeto irá gerar, se a construção da usina for feita em 10 anos, um retorno de, aproximadamente, 750 milhões de reais de ICMS para o Estado e 150 milhões de ISS para o município por ano.
De acordo com os defensores, atualmente, há 444 usinas nucleares em operação, o que equivale a 11% da produção de energia elétrica mundial, funcionando há mais de 20 anos consecutivos, operando 24 horas por dia.
Segundo estudos da Eletronuclear, o município de Itacuruba, em Pernambuco, reúne as condições ideais para abrigar uma Central Nuclear com seis unidades totalizando 6.600 megawatts de capacidade instalada, o equivalente a toda produção de energia da Chesf.
O evento será aberto à imprensa e a autoridades Estaduais e Municipais.Para a discussão do tema, estarão presentes os especialistas: a professora Helen Khouri do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, Carlos Brayner, Diretor Geral do Centro Regional de Energia Nuclear no Nordeste, Professor e Consultor em Energia Nuclear, Carlos Mariz, e João Henrique de Araújo Neto, diretor de operações da Chesf.
Também estarão presentes os demais parlamentares que compõem a Comissão de Ciência e Tecnologia e o prefeito do município de Itacuruba, Bernardo de Moura Ferraz.