Uma manifestação foi realizada nesta quarta-feira (11) na cidade de Moreilândia, no Sertão de Pernambuco. A reivindicação é para que a Companhia Pernambucana de Sanemanento (Compesa) utilize a água apenas da Adutora do Rio São Francisco para o abastecimento da cidade, e não faça uso da água do açude Sítio dos Moreiras.
Segundo a população, o açude Sítio dos Moreiras já havia sido desativado há muito tempo e nunca passou por um processo de ampliação e de limpeza. Com isso, a água proveniente deste é imprópria para o consumo humano.
Um manifesto com 3.850 assinaturas será protocolado junto ao Ministério Público e a gerência da Compesa.
Em nota, a Compesa informou que o Município de Moreilândia continua sendo abastecido pelo Rio São Francisco. A distribuição através do açude Sítio dos Moreiras ainda está sendo analisada pela Companhia, como uma alternativa de melhorar o abastecimento da cidade, que hoje é realizado através de rodízio. Estão em execução as reformas da captação e Estação de Tratamento de Água deste sistema e, após a conclusão do serviço, serão iniciados os testes de qualidade da água para constatar a viabilidade do abastecimento. (G1)