Início Notícias Produção do mel no Sertão do Araripe volta a aumentar

Produção do mel no Sertão do Araripe volta a aumentar

769
alt

alt

Em 2011, a região produziu 2.196 toneladas de mel, mas amargou dificuldades com a seca, só retomando crescimento recentemente.

Da Rede Globo Nordeste

O Sertão do Araripe é conhecido pela produção de gesso e também do mel. A apicultura está se reerguendo, mesmo com o período prolongado de estiagem. Além da produção do mel, as associações investem no artesanato para tirar o máximo do ramo e sustentar as famílias.

O Sr. Edinho morador do Riacho Fundo, na zona rural de Araripina. tem uma horta e criação de animais como bode no sítio, seu Edinho conta que a atividade mais lucrativa é a produção de mel. O engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Juan Farias, orienta os apicultores.

Um dos investimentos do produtores foram as abelhas africanizadas, fruto do cruzamento de espécimes africanos com europeus. O engenheiro explica como produzir mel mesmo no período de seca. “Tanto a abelha nasce maior porque tem mais espaço. como ela armazena mais mel, entendeu? Então, isso é uma das práticas que fazem com que a gente consiga colher mais mel. Nesse manejo, a gente está sempre trocando cera. Esse enxame veio alimentado na seca com extrato de soja e açúcar”, aponta Farias.

As cooperativas em cidades como Bodocó estão se organizando, com direito até mesmo a um caminhão que virou uma unidade móvel de beneficiamento. Em Moreilândia, há ainda um grupo de artesãs que aproveitam e fazem sabonetes a base de mel, que são enviados para vários estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here