Deputados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará vão atuar na Frente Interestadual em Defesa da Transposição do Rio São Francisco, lançada nessa segunda, na Assembleia Legislativa. Durante a Reunião Plenária, o deputado Antonio Fernando, do PSC, justificou a criação do grupo. “Estamos falando de uma obra bilionária, que se arrasta há muitos anos, e as comunidades do Semiárido que dependem dessa água já começam a perder a esperança de ver a transposição concluída. Há várias outras questões que precisam ser enfrentadas. São questões ambientais, econômicas, sociais, de várias naturezas. O parlamentar se mostrou preocupado com a possível privatização do empreendimento, o que, segundo ele, pode trazer graves prejuízos aos mais pobres.
Os deputados Francisco do PT, representando o Rio Grande do Norte, e Guilherme Landim, do PDT do Ceará, participaram do lançamento. Eles destacaram a importância de garantir, junto ao Governo Federal, a plena execução da obra. O Projeto de Integração do Rio São Francisco, iniciado há 12 anos, pretende levar água para mais de 12 milhões de nordestinos e, de acordo com o Governo Federal, já foi concluído em quase 97%.
O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PP, apoiou a iniciativa. “Os 49 deputados aqui se colocam à disposição, também, dessa Frente Parlamentar, tudo aquilo que for possível, estaremos juntos, porque sabemos da necessidade da água chegar lá na ponta, principalmente daquelas pessoas mais necessitadas.”