Por Inaldo Sampaio / Coluna Fogo Cruzado – 9 de agosto de 2019
O governo Paulo Câmara obteve duas boas notícias no decorrer desta semana, dignas de comemoração. A primeira na área de segurança e a segunda na área de educação. No tocante a primeira, Pernambuco registrou no último mês de julho uma redução de 28% no número de crimes letais intencionais contra a vida (assassinatos) em relação à igual período de 2018. Foram 245 homicídios este ano, ante 341 do ano anterior. Foi o 20º mês consecutivo em que se registra queda no número de assassinatos e o 23º no número de crimes contra o patrimônio.
Isto não significa dizer que estamos no melhor dos mundos porque Pernambuco ainda continua sendo um dos estados mais violentos do Brasil, com taxa de 45 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes. E sim que o programa “Pacto pela vida” voltou paulatinamente a dar resultados.
A outra boa notícia veio da área de educação. O Estado continua avançando na avaliação do Idepe (Índice de Desenvolvimento do Ensino), saindo de 4,5 em 2017 para 4,7 em 2018, ante um índice nacional de 3,5. Também não significa dizer que temos uma educação de boa qualidade sim que o programa de interiorização das escolas de tempo integral foi muito bem vindo e que está dando os resultados que a população espera dele.