A Polícia Federal deflagrou na manhã desta 6ª feira (9.ago.2019) uma operação que busca desarticular uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios do país inteiro.
Batizada de Caixa Forte, a operação é uma continuidade da ação realizada na última 3ª feira (6.ago), que teve 28 pessoas presas.
Ao todo, a PF cumpre 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de sequestro de valores/bloqueio de contas bancárias em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
As investigações tiveram início em novembro de 2018 e identificaram a existência de uma seção estruturada dentro da facção.
“O setor era responsável por gerenciar o tráfico de drogas, distribuindo os entorpecentes que garantem o sustento da organização criminosa, bem como por orquestrar a lavagem de dinheiro dos valores oriundos dos crimes praticados. Contas bancárias de pessoas aparentemente estranhas ao grupo criminoso eram cooptadas para ocultar e dissimular a natureza ilícita do montante movimentado”, diz a PF.
Segundo os investigadores, os criminosos também utilizavam o método de “depósitos fracionados” para lavar o dinheiro. Nesse tipo de ação, pequenos depósitos bancários eram feitos em diversas contas com o objetivo de mascarar a movimentação dos recursos ilícitos. (Poder 360)