Pernambuco não pode receber porcos ou quaisquer derivados dos estados do Ceará e Piauí por tempo indeterminado. A determinação consta em uma nova portaria publicada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), devido ao surgimento de novos focos de peste suína nesses estados.
Focos da doença vêm surgindo desde outubro de 2018 em cidades do interior do Ceará e Piauí. Já são 47 focos no Ceará e 16 no Piauí, sendo o último caso confirmado na última sexta-feira, 5, no município de São João do Arraial-PI. Nenhum foco foi detectado em Pernambuco, mas a portaria é uma medida de proteção.
Os principais sintomas detectados nos animais são: falta de apetite, tosse, diarreia e tremores. A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com alta mortalidade, que afeta porcos domésticos e selvagens. Segundo a Adagro, não existe risco para a saúde humana e de outros animais.
Beleza. Existem barreiras sanitárias para impedir o ingresso? Ou é apenas um apelo para que o vírus tenha consciência e não entre em Pernambuco? Há efetivo de servidores na Adagro em número suficiente para combater a PSC? ADAGRO, os vírus não têm ouvido, tampouco consciência. Isso é uma questão de tempo para explodirem os focos de PSC no estado.