Neste 1º de julho o município de Parnamirim, região do Sertão Central do Estado de Pernambuco, completa 110 anos de Emancipação Politica e Administrativa. A cidade fica a 570 Km do Recife, cortada pela Ferrovia Transnordestina, tem como principal fonte de renda a criação de caprinos e ovinos. Atualmente é administrada pelo prefeito Tácio Pontes, o vice prefeito do município é o Professor Nivaldo Mendes. O poder legislativo do município é composto por 11 vereadores.
História
Parnamirim surgiu do Saco do Martinho, fazenda de criação de gado, de propriedade do tenente-coronel Martinho da Costa Agra, que construiu, em sua fazenda, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Santana, dando origem ao povoado. A história da cidade está intimamente ligada ao ciclo da pecuária.
Em 25 de maio de 1870, foi elevada a distrito, passando a chamar-se Santana do Saco. Neste município, surgiu a Freguesia da Leopoldina, que, desmembrada de Santana do Saco, foi elevada a município em 1º de julho de 1909. Em 31 de dezembro de 1943, a Freguesia da Leopoldina passou a chamar-se Parnamirim.