Volume da precipitação não é comum ser registrado nesta época do ano no Sertão. Mesmo com chuva, público que compareceu para ver Xandy e Safadão, aprovou a festa
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
A chuva da noite da segunda-feira (17) e madrugada da terça-feira (18), quase que tirou o brilho da abertura do São João de Araripina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com os pluviômetros do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o acumulado dos dois dias chegou a 42,2 milimetros, volume que não é comum ser registrado nesta época do ano.
Causas
As causas das chuvas estão atreladas ao El Niño, fenômeno que superaquece as águas do Oceano Pacífico, modificando os padrões de vento e chuva, como descreve o meteorologista da Apac Vinícius Gomes: “O Oceano Atlântico Sul está mais quente que a sua média climatológica, causando as chuvas no Sertão e a formação de mais nuvens que entrarão em Pernambuco”.
Festa
Nas redes sociais, muitas imagens do Parque Três Vaqueiros com parte da área encharcada foram mostradas, mas, no geral, o público que compareceu para ver Xandy Avião e Wesley Safadão juntos pela primeira vez em Araripina e no Brasil, aprovou a festa.
Nesta quinta-feira (20) já com o piso do parque totalmente seco e em ótimas condições, foi registrado um público recorde no São João de Araripina. Há quem diga que mais de 40 mil pessoas estiveram prestigiando a apresentação do cantor sertanejo Gustavo Lima, Alcymar Monteiro, Avine Vinny e a banda araripinense Mala 100 alça.
Para a quarta noite da festa que acontece nesta sexta-feira (21), a expectativa é de mais um super público. Estarão se apresentado a cantora Anitta, Dani Aguiar, Forró Vumbora e o sertanejo Gustavo Mioto.