O Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (31), por meio de chamamento publicado no Diário Oficial, a intenção de privatizar os 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida está vinculada ao novo Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no último dia 21.
Segundo a gestão estadual, as propostas devem apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Entre os serviços a serem executados, estão a administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais, em troca da exploração comercial desses espaços. O governo ressalta que os estudos podem abranger apenas um, alguns ou a totalidade dos terminais.
“A convocação do setor privado para contribuir com a melhoria de serviços públicos oferecidos aos cidadãos pernambucanos está embasada nas experiências exitosas de importantes capitais do país. Pernambuco é um centro de oportunidades para esforços público-privados e as parcerias trarão inovações para esses equipamentos”, disse o secretário Marcelo Bruto.
A avaliação dos estudos ficará por conta da Comissão Especial de Avaliação e o prazo para o credenciamento das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) se encerra no dia 1° de julho. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, desde que preencham os requisitos constantes nos editais.