Gestores nordestinos apontaram os dois setores como estratégicos para a retomada do crescimento dos Estados da região. Demandas foram destacadas em carta conjunta
Foto: Carolina Antunes
A primeira reunião entre os governadores do Nordeste e o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi marcada pela defesa de dois pontos centrais para a região: a educação e a retomada das obras paradas. Em carta assinada por todos os governadores, a manutenção do Fundeb e a revogação dos cortes nos orçamentos das universidades e institutos federais foram elencados como prioridade, além do descontingenciamento de recursos para obras estruturais que estão paradas na região.
A pauta das obras garante uma movimentação imediata na economia e na geração dos empregos. A da educação aponta para a construção de um futuro sustentável. “Cada Estado tem sua particularidade e seria improdutivo trazer uma lista de solicitações que contemplasse todos esses pontos. O foco na educação e na retomada das obras foi uma opção estratégica para nossa região e para o Brasil”, afirmou o governador Paulo Câmara, após o encontro.
Além dos nove governadores nordestinos, participaram também da reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Carlos Alberto dos Santos Cruz (Governo), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Bento Lima (Minas e Energia).
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
Brasília, 9 de maio de 2019
Exmo. Presidente Jair Bolsonaro,
Os Governadores do Nordeste apresentam a V. Exa. os seguintes pontos prioritários para diálogo com o Governo Federal, no espírito de colaboração entre os entes da Federação.
1) Educação
- a) Prorrogação e ampliação do FUNDEB;
- b) Negociação em razão de condenações judiciais
sobre diferenças do FUNDEF, devidas pela União aos Estados;
- c) Revisão dos cortes em desfavor de Universidades e
Institutos Federais.
2) Obras
- a) Retomada urgente de obras federais no Nordeste,
visando ao crescimento econômico e à geração de empregos, com especial destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional.