Cada município do sertão Araripeano um receberá pelo menos uma unidade básica.
ASCOM – Petrolina
Em breve o município de Araripina passará a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da regionalização do serviço em Petrolina. Segundo a assessoria da Prefeitura de Petrolina, o Ministério da Saúde já fez o repasse de R$ 490 mil para a criação do SAMU Regional, com objetivo de efetivar os atendimentos de urgência e emergência em Petrolina e outros 25 municípios da região.
A Macrorregião Regional de Petrolina vai beneficiar os municípios de Belém do São Francisco, Mirandiba, Cedro, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Santa Filomena e Petrolina.
A frota vai aumentar para duas ambulâncias de Suporte Avançado e cinco Unidades de Suporte Básico (USB), em Petrolina. Os outros municípios, que ainda não contam com o SAMU, como Araripina, serão contemplados com 24 USB´s e sete ambulâncias de Suporte Avançado, o que significa que cada um receberá pelo menos uma unidade básica.