Início Notícias Grupo de 11 senadores anuncia voto contra a MP 665 e lança...

Grupo de 11 senadores anuncia voto contra a MP 665 e lança manifesto contra ajuste

795
alt

alt

Plenário do Senado começou a analisar a medida provisória que muda regras do seguro-desemprego e do abono salarial.

O Globo

BRASÍLIA – Depois do aviso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que o governo pode ter surpresas na votação desta quarta-feira da Medida Provisória 665, um grupo de 11 senadores anunciou que votará contra a medida. A MP, que muda as regras do seguro-desemprego e do abono salarial, começou a ser analisada pelo plenário do Senado. Das galerias, manifestantes voltaram a jogar notas de dólar com a foto da presidente Dilma Rousseff , desta vez sobre o líder do PT, senador Humberto Costa, que tinha acabado de defender a medida. O presidente do Senado, Renan Cakheiros, interrompeu a sessão e mandou esvaziar as galerias.

O grupo que anunciou que votará contra a MP é formado por parlamentares da base aliada e da oposição. Os 11 senadores são do PT, PMDB, PSOL, PDT e PSB. Eles lançaram um manifesto contra o ajuste fiscal, assinado inclusive por ex-ministros do governos Lula e por entidades como CUT e MST.

O senadores disseram que não se trata de uma rebelião, mas avisaram que votarão contra a MP 665 e que suas posições quanto à MP 664 — que será votada na próxima terça-feira — dependerá do governo. A MP 664 muda as regras de aposentadoria e cria um fator alternativo ao chamado fator previdenciário. Mas o governo já avisou que, se for aprovada, a nova regra será vetada pela presidente Dilma Rousseff. O mesmo grupo de senadores anunciará sua posição na semana que vem. Na prática, eles ligam as duas votações — das MPs 665 e 664 — como forma de mandar um recado ao governo sobre o perigo de vetar o novo fator, a chamada fórmula 85/95, que é a soma de idade e de tempo de contribuição de mulheres e homens, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here