Na data em que celebra-se o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Executiva da Mulher, anunciou um calendário de atividades para os meses de março e abril com a exposição itinerante nas escolas municipais com o tema “Direitos iguais: a mulher e sua luta ao longo do tempo” que vai mostrar a história de 20 mulheres importantes no cenário mundial.
Além da exposição, haverá também concurso de redação que premiará as 15 melhores produções textuais sobre o tema. Durante o ato solene, o prefeito Raimundo Pimentel também assinou o Projeto de Lei nº 05 de 1º de março de 2019 que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araripina – CMDMA.
O Conselho visa promover as políticas públicas municipais com o objetivo de eliminar a discriminação à mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais de Araripina.
“Em um dia tão simbólico para as mulheres, a assinatura deste projeto é um reconhecimento às lutas femininas e também a garantia que a criação do conselho vai fortalecer, ainda mais, as políticas públicas e a segurança para cada cidadã araripinense”, afirmou Pimentel.
Participaram da solenidade a secretária da Mulher, Gabriela Reis, o presidente da Câmara de Vereadores, Evilásio Mateus e o vereador Roseilton Oliveira e diversas mulheres que fazem parte das associações rurais ou conselhos de classe – sendo que muitas delas são as líderes destes órgãos.