A comunidade do Distrito de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, terá a partir de agora uma ferramenta importante para assegurar direitos constitucionais, a exemplo de cidadania. Foi criada no dia 30 de janeiro, a Organização Não Governamental (ONG) ‘Voluntários Sociais: Mais Jutaí’. A entidade foi idealizada por um grupo de profissionais liberais e cidadãos comuns, com ou sem residência domiciliar no distrito, e atuará em vários eixos.
Entre eles estão a preservação da cultura material e imaterial; o patrimônio histórico; os costumes e as memórias locais e regionais; a inclusão, geração de renda e de emprego; a profissionalização e o patrocínio da dignidade e da cidadania; a preservação e a conservação do meio ambiente; o cuidado e o empoderamento da criança, do adolescente, do jovem, da mulher e do idoso; o fortalecimento das identidades; a valorização da diversidade e a conquista da igualdade; o desenvolvimento de projetos de educação continuada e permanente, a dispensação de equipamentos de atendimento integral ao cidadão e a comunidade nos eixos da saúde, da assistência social, das políticas afirmativas e de superação – entre outras.
Segundo os idealizadores, a entidade buscará consolidar políticas e termos de cooperação com o Poder Público em suas três esferas, com universidades, autarquias, empresas públicas ou de economia mista. Também pretende buscar parceria junto a organismos e instituições privados nacionais e internacionais e com as do Terceiro Setor.
A ONG foi constituída dentro dos mais exigentes protocolos legais e jurídicos, e seu contrato social foi amoldado os dispositivos legais que descrevem os elementos e requisitos indispensáveis para que se equipare a uma Organização Social e, assim possa gozar dos direitos reservados a estas a partir do marco regulatório das organizações sociais contido no Ordenamento Jurídico Pátrio. Mesmo a entidade estando com sua estrutura devidamente formada, qualquer pessoa (seja de Jutaí, Lagoa Grande ou de qualquer outra parte) poderá atuar como voluntária.
Diretoria
Integram a primeira Diretoria Executiva da ONG: Izidório Batista de Alencar, Edivaldo Barbosa dos Santos, José Guimarães Amorim, Durvaneide Gomes de Araújo Souza, Eugênia Raquel Serafim Araújo, Bárbara Gil de Brito Araújo, entre outros representantes.