Em entrevista coletiva, Marina Silva elogia líder dos tucanos
Jorge William/ Agência O Globo
SÃO PAULO — Sem partido, sem mandato e distante de Lula, aquele que, por muitos anos, foi sua principal referência na política, a ex-senadora Marina Silva tem se aproximado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista ao GLOBO, ela confirmou que conversou com o tucano sobre a crise política e econômica do país “duas ou três vezes” neste ano.
Já com Lula, seu último contato foi durante o tratamento contra o câncer a que o ex-presidente se submeteu entre 2011 e 2012. Marina encerrou a campanha eleitoral do ano passado com queixas à estratégia de ataques adotada pelo PT para desconstruir sua candidatura. No segundo turno, declarou apoio a Aécio Neves (PSDB-MG) contra Dilma Rousseff (PT).
A ex-senadora afirmou que os contatos com Fernando Henrique não visam a alianças políticas futuras:
— Temos conversado sobre o momento, quais as melhores maneiras de caminhar com a responsabilidade que o país exige, sem a ansiedade de instrumentalizar a crise em benefício próprio ou com agendas ocultas eleitorais.
Marina também tem feito elogios públicos ao tucano. Em artigo em sua página na internet há um mês, destacou “o exemplo de lucidez e responsabilidade republicana de Fernando Henrique”.