Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 07 DE MAIO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 07 DE MAIO DE 2015

623

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Operação da PF em Araripina –  Agentes da Polícia Federal, por meio da delegacia de Salgueiro e da Controladoria Geral da União (CGU), estão neste momento realizando uma operação denominada “Paradise”, que cumpre mandados de busca e apreensão na cidade de Araripina. A ação conta com aproximadamente 6 viaturas e 20  policiais. Até o momento os agentes federais não passaram nenhuma informação, apenas adiantaram que a assessoria de imprensa do orgão passará todos os dados no final da manhã desta quinta – feira (07), em Salgueiro.

Aeroporto  – Em depoimento no Senado nesta quarta-feira, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha,  declarou que o Aeroporto de Araripina e outros cinco Aeródromos  localizados no Estado, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Salgueiro e Serra Talhada, além do Aeroporto de Petrolina, estão no Programa de Aviação Regional do Ministério que conta com recursos de R$ 7,4 bilhões provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). Para entrar em funcionamento, esses aeródromos deverão passar por cinco etapas: estudo de viabilidade técnica, estudo preliminar, licenciamento ambiental, licitação e obras.

Trabalhando com prazer – O vice prefeito de Araripina, o médico Valmir Filho, é encontrado trabalhando, sempre  com sorriso largo e fácil, mesmo na correria entre atendimentos na Uniclic, plantões na cidade de Ouricuri no Hospital Regional e no Posto de Saúde Dr. José Araújo Lima em Araripina, é uma rotina cansativa somada aos compromissos com a administração da cidade, mais o médico não demonstra cansaço, quando o compromisso é salvar vidas, a imagem acima é um atendimento de hoje (06), no Posto de Saúde de Araripina.

Mais uma UBS  – O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), cumprindo agenda administrativa vai entregar mais uma importante obra nesta sexta-feira, 08, a partir das 19 horas no povoado da Lagoa de Dentro. Trata-se da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde daquela localidade que recebeu toda uma infra-estrutura e foi equipada para oferecer serviços de saúde de qualidade aos moradores da Lagoa de Dentro e comunidades vizinhas. A Unidade Básica de Saúde vai oferecer serviços de atendimento médico, de enfermagem, distribuição de medicamentos, vacinas, acompanhamento dos programas de atenção básica de saúde, entre outros.

Disputa no CISAPE – A eleição para presidente do Consócio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE) promete ter uma disputa apertada. Diferente dessa, os últimos pleitos sempre foram decididos em consenso, com apenas um nome que era aceito por todos. Segundo informações repassadas com exclusividade ao Portal A10, Pedro Gildevan (Santa Filomena) e Danilo Rodrigues (Bodocó) querem a presidência (Biênio 2015-2016). Com essa disputa, as bases já começaram a ser feitas pelos dois candidatos. Gildevan já estaria contando com o apoio do atual presidente Alexandre Arraes (Araripina), Cezar de Preto (Ouricuri) e Gilvan Sirino (Santa Cruz). Já do lado de Danilo, por enquanto manifestado está o prefeito de Parnamirim, Nininho. Os demais gestores ainda não se declararam.

Dignidade na saúde – O Posto de Saúde Dr. José Araújo Lima, tem feito na cidade de Araripina um trabalho com execelência, humanizado com uma equipe competente, e um atendimento diferenciado, com a adminsitração da Diretora Cristiane Moura. Com um plantel de 18 médicos, atendendo em diversas áreas diariamente, a exemplo do Dr. Alexandro Grande (Odontológo), Ana Eugenia (Nutricionista), Dra. Dallane Sampaio (Otorrinologista), Dra. Eduarda Arraes (Clínica Geral), Dr. Daniel Alencar (Clínico Geral), Dra Dionéia Lacerda (Odontológa) Dra. Karine Novaes (Pediatra), Dra.Denise (Odontóloga), Dr.Julius (Fonaudiologo), Dr. Joubert (Odontológo), Dra. Laura (Dermatologista), Dr. Adauto Leite, Dra Lorena (Nutricionista), Dr. Valmir Filho (Ortopedista) e Dra. Jaqueline Saburido.

Saúde visual  – Os moradores de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, que precisam fazer exames de vista, podem receber o atendimento gratuitamente. Está sendo realizada na cidade a ‘1ª Semana da Saúde Visual’. Os interessados devem procurar o serviço no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), até a sexta-feira (8). Segundo a coordenadora do CAPS, Francisca Elisvania Siqueira Silva, os atendimentos acontecem das 8h às 18h. “Todas as pessoas podem fazer os exames. Não precisa agendar. Só no turno da manhã da terça-feira (5), mais de 30 pessoas foram atendidas”, disse.

“Dia D” – Mais uma vez Araripina se mobiliza na campanha nacional de vacinação contra a gripe e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará das 08 às 17 horas deste sábado, 09, no Centro de Saúde José Araújo Lima atendendo ao público alvo e prioritário da campanha. Além disso, todos os PSF´s do município também estarão efetuando a vacinação no mesmo horário, serão instaladas barracas para atendimento nos residenciais Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo.

Mês da mães – A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Araripina, celebra o mês de maio 2015 – MÊS DAS MÃES – com uma programação que vem tocando os corações. Na noite de ontem (05/05) aconteceu no SESC Ler Araripina, a solenidade do PRÊMIO EXPRESSO SOCIAL MÃES.Dez MÃES que simbolizam todas as mães usurárias dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social foram homenageadas em grande estilo, através das suas histórias de superação, de lutas e vitórias.

Poder , Política e Bastidores II – 07 DE MAIO DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

O vice-governador de São Paulo Márcio França e o deputado federal Roberto Freire são os maiores interessados na fusão do PSB com o PPS

Por serem novatos na política, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio ainda não se deram conta de que por trás da proposta de fusão do PPS com o PSB está o vice-governador de São Paulo, Márcio França, interessado em assumir o controle do partido para direcioná-lo em 2018 a uma aliança com o PSDB, especialmente se o candidato dos tucanos à Presidência da República for o governador Geraldo Alckmin. Para levar adiante essa empreitada, França conta com a solidariedade do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, velho aliado do PSDB desde que transferiu de Pernambuco para São Paulo o seu domicílio eleitoral. Ambos são os maiores defensores dessa fusão não para promover o “reencontro histórico” de socialistas e ex-comunistas, e sim para acrescentar 50 segundos de tempo de TV ao “projeto Alckmin”, já que o PSB nada tem a ganhar com isto, salvo 11 deputados federais para inchar a sua bancada.

A morte política de Lula

Como dizia Leonel Brizola, fundador e primeiro presidente do PDT, político só morre quando vai para o túmulo. Visto sob essa ótica, o fundador e primeiro presidente do PT, Luiz Inácio da Silva, tem muitos anos de vida pela frente. Mas pelo “panelaço” de anteontem, inclusive no Recife, no exato instante em que ele apareceu no horário político do PT para falar mal da “terceirização”, conclui-se que o velho sindicalista do ABC paulista já não é mais o mesmo.

Aluguel – Pelas contas de Clóvis Corrêa, ex-vereador no Recife e ex-presidente do TRT da 6ª região, o Tribunal não tem razão para alugar um prédio em Boa Viagem por 1.milhão e 950 mil mensais para abrigar as 23 Varas do Trabalho da capital. Se alugasse 23 casas em bairros diferentes, diz ele, pagando uma média de 5 mil por mês, conseguiria economizar 1,8 milhão.

Choro – Izaías Régis (PTB), prefeito de Garanhuns, foi visto ontem na esplanada dos ministérios (DF) reclamando da disposição de Dilma de não liberar verba para os municípios.

Riso – Já Tiago Cavalcanti (PTB), prefeito de Limoeiro, passou no Ministério do Turismo e saiu com a promessa do ministro Henrique Alves de dar-lhe uma ajuda para as festas juninas.

Frente – Será instalada hoje na cidade de Pesqueira a Frente Parlamentar para a Solução dos Recursos Hídricos que tem como presidente o deputado e ex-prefeito João Eudes (PRP).

Ausência – Se vivo fosse, o ex-deputado Fernando Lyra estaria hoje às 10h, na Assembleia Legislativa, para assistir à sessão comemorativa do centenário de nascimento do ex-prefeito Pelópidas Silveira. A iniciativa foi da deputada Raquel Lyra (PSB). Lyra não tomava decisão política sem consulta prévia ao ex-prefeito.

Racha – É mais grave do que se supunha a divisão interna no PSOL entre a ala liderada por Zé Gomes, o candidato do partido a governador nas últimas eleições, e a que segue a liderança do deputado Edilson Silva. O racha tende a se agravar no próximo ano quando o partido for definir o candidato à sucessão de Geraldo Júlio (PSB).

Atraso – Presidida pelo deputado Miguel Coelho (PSB), a comissão especial da Assembleia Legislativa que vai visitar 38 obras do PAC que estão inacabadas, em Pernambuco, começa a trabalhar nesta sexta-feira. Como diz Emílio Odebrecht, presidente da construtora do mesmo nome, “poucos brasileiros têm noção de quanto uma obra é onerada quando paralisada várias vezes durante a sua implementação”. O custo dobra.

Idade – Com a aprovação da “PEC da Bengala”, que permite aos ministros dos tribunais superiores se aposentarem compulsoriamente aos 75 anos de idade, e não mais aos 70, Ana Arraes poderá ficar no TCU até 2022. A mãe do ex-governador Eduardo Campos aparentemente não quer mais voltar para a política. Mas pode ser a solução consensual no PSB para concorrer a uma das vagas no Senado na eleição de 2018.

Poder , política e Bartidores III – 07 DE MAIO DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

Petistas fogem do plenário para não votar MP 665

Coube ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tentar “laçar” deputados governistas, que correram do plenário para não votar a medida provisória 665, com medo de participar de decisão que elimina direitos trabalhistas. Deputados do PP, PCdoB, PMDB e do PT divergem da MP. O vice Michel Temer passou o dia implorando ao telefone que as lideranças garantissem a aprovação do ajuste fiscal.

Centralismo democrático

Jandira Feghali e o ministro Aldo Rebelo pressionaram a bancada do PCdoB a votar pela MP 665, sob pena até de exclusão de comissões.

Do contra

Foi acalorada a reunião da bancada do PP. Aos gritos, Esperidião Amin (SC) avisou que, contra a orientação do partido, votaria contra a MP.

Mais uma

A rebelião do PMDB é coisa de Eduardo Cunha. Ele queria forçar o PT a descer do muro e assumir sua parte no desgaste da MP 665.

Dívida

Em reunião com Dilma e o núcleo da coordenação política do governo, Michel Temer prometeu a ela que a 665 passaria pela Câmara.

Presidente constrange o TCU e acaba derrotado

Apesar do dever do Tribunal de Contas da União (TCU) de zelar pela aplicação à lei, seu presidente Aroldo Cedraz protagonizou nesta quarta (6) constrangimento raro na história da corte, ao tentar aprovar a dispensa de concorrência pública para empresas que têm contratos de arrendamento de portos anteriores a 1993. O empenho extremado de Cedraz causou estupefação no TCU, mas venceu o bom senso.

Boca de urna

Cedraz até desceu da sua cadeira da presidência para argumentar e em favor de sua proposta beneficiando um punhado de empresas.

TCU 5×2

Os ministros do TCU derrotaram a proposta de Cedraz, que, apenas com o apoio do parceiro Raimundo Carreiro, acabou recuando.

Pressão

Cedraz e Carreiro chegaram a condicionar a aprovação do acórdão do ministro Vital do Rêgo, sobre o assunto, à inclusão da proposta deles.

Velha política

O futuro partido da ex-senadora Marina Silva já corre o risco de processo por abuso de poder econômico. O milionário que foi seu vice em 2010 alterou a marca da sua empresa para rede.natura.net.

Sibá enquadrado

Dilma confiou a Carlos Gabas (Previdência) e Ricardo Berzoini (Comunicações) a missão de “enquadrar” o líder do PT, Sibá Machado (AC), que passou o dia evitando manifestar-se favorável ao ajuste.

Chá de sumiço

O ex-líder do PT e ex-presidente da CUT, Vicentinho (PT-SP), foi outro que escafedeu na hora de discutir o ajuste que seu próprio governo propõe. E ainda arrumou um atestado para fingir motivo justo.

Intervenção no Serpros

A Previc interveio no Serpros, fundo de pensão do Serpro, e suspendeu a escolha da sua nova diretoria. O autor fiscal da Receita Walter de Carvalho, que já atuou em outros casos, será outra vez o interventor.

Concentração

Que pacote fiscal que nada: ontem à tarde, os deputados estavam bem mais interessados no jogão de bola Barcelona 3×0 Bayern de Munique. Suas excelências não desgrudaram da televisão do cafezinho.

Desleixo não é pontual

A Secretaria de Aviação Civil pediu explicações à Infraero sobre o caos no aeroporto de Vitória, mas ouviu que guarda-chuvas sobre equipamentos, grades caindo do teto e ar-condicionado bloqueando a saída de emergência, são “ocorrências pontuais”.

Alvo preferido

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) não está agradando muito. Sua fala em evento da Frente Parlamentar de Agricultura começou com plateia de 70 parlamentares, mas no final, só havia 15 gatos pingados

Raupp inocentado

O senador Valdir Raupp (PMDB) sorri à toa. O Supremo Tribunal Federal o inocentou da acusação de uso indevido dos recursos do convênio do Plano Agropecuário, quando era governador de Rondônia.

Mordaça nele

Como hoje é o Dia do Silêncio, teve gente no PT querendo presentear Sibá Machado (AC) com uma mordaça, para dar uma pausa nas tolices que não para de dizer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here