Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 04 DE MAIO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 04 DE MAIO DE 2015

661

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Massacre  – A TV Brasil fez recentemente uma reportagem sobre o Polo Gesseiro do Sertão do Araripe. Quem assistiu, garante que a emissora estatal foi tendenciosa e denegriu a imagem de um setor industrial que garante mais de 60 mil empregos na região.

Rindo a toa – Os primeiros meses do ano têm sido bons para os agricultores da região do Araripe no Sertão Pernambucano . Com chuva constante, já tem gente colhendo os primeiros grãos. Os agricultores estão rindo a toa. Esse ano não faltou chuva, as plantas estão bonitas e prometem uma boa safra.  Em Araripina, de janeiro até agora, choveu mais de 300 milímetros, quase o dobro do acumulado em igual período do ano passado, o que favorece o bom desenvolvimento de várias culturas como o milho, a mandioca e o feijão.

Criança dotada – Uma boa surpresa para o prefeito Alexandre e a primeira dama e assessora do governo de Pernambuco Roberta Arraes  na inauguração da ampliação da escola da maçonaria foi a aluna Analycia Gomes de Alencar de apenas 10 anos, filha do casal Maria do Socorro Gomes de Alencar e do Sr. Everaldo Barbosa Alencar. Analycia é uma criança dotada, com apenas 10 anos já é uma artista plástica. Impressionada com o dom da criança Roberta Arraes encomendou  uma tela da pequena artista.

Diferente do passado  – A Câmara de Vereadores de Araripina, atualmente, conta com 3 divisões, os de situação, os de oposição e os independentes; apesar disso, quando necessário há a união dos vereadores de maneira unanime a pensar no geral e na população, como caminho de fortalecimento tanto ao legislativo quanto a população que precisa das ações diretas ou indiretas dos Vereadores. O vereador Luciano Capitão salientou a importância de uma política limpa e lembrou de seus antepassados políticos que, assim como ele, se mantiveram na linha e que realizaram uma política limpa e as claras com a população, que é quem realiza a escolha de seus representantes do legislativo.

Santa Filomena – O presidente do diretório do Partido da República (PR), de Santa Filomena, Leonardo Freire, mais conhecido como Bidu, revelou que a legenda deve se reaproximar do atual prefeito, Pedro Gildevan, nas eleições de 2016. O PR sempre foi aliado histórico de Gildeval no município, mas na última eleição apoiou a candidatura derrotada de Evaneide Melo, do PSB, e tia do atual prefeito. Segundo o presidente da legenda, o retorno à base do prefeito depende de conversas que, segundo Bidu, estão bem avançadas.

Encontro de Apicultores – Com o tema “Abelhas: Exploração Sustentável”, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE e Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO) promovem o I Encontro de Apicultores e Meliponicultores do município de Ouricuri, no sertão pernambucano. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 23 de maio, será gratuito e com inscrições realizadas pessoalmente no primeiro dia do encontro.

Morreu na praia – No momento em que o técnico Sérgio China tentava dar mais qualidade ao setor ofensivo o Santa abriu o placar. Anderson Aquino recebeu com liberdde na frente da meia-lua e acertou um belo chute no canto esquerdo de Luciano para fazer o Arruda explodir.

Poder , Política e Bastidores II – 04 DE MAIO DE 2015

Por  Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Nos últimos 70 anos, apenas três pernambucanos tiveram mais de um mandato de senador: Novaes Filho, Apolônio Sales e Marco Maciel

Os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro cumprem o quinto ano dos seus mandatos e em 2018 podem concorrer à reeleição. Historicamente, contudo, Pernambuco não costuma renovar o mandato dos seus senadores, seja porque eles morrem antes (de concluir o mandato), seja porque não se candidatam temendo um revés na segunda tentativa. Uma rápida espiada pelo nosso passado revela que, após o Estado Novo (1945), apenas três pernambucanos tiveram mais de um mandato: Novaes Filho, Apolônio Sales e Marco Maciel, sendo que este último foi eleito três vezes, algo sem paralelo em nossa história. Tiveram um só mandato Etelvino Lins, Jarbas Maranhão, Barros Carvalho, José Ermírio, Pessoa de Queiroz, João Cleofas, Paulo Guerra, Wilson Campos, Marcos Freire, Aderbal Jurema, Nilo Coelho, Antonio Farias, Mansueto de Lavor, Carlos Wilson, Roberto Freire, José Jorge, Sérgio Guerra e Jarbas Vasconcelos.

O clube dos ricos

Os 10 municípios de Pernambuco que mais recebem recursos da quota-parte do ICMS são Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Vitória de Santo Antão e Igarassu. Farão parte desse clube a partir de 2020, quando cessarem as isenções fiscais concedidas a empreendimentos instalados em seu território, Itapissuma e Goiana. Itapissuma tem a Ambev e a Itaipava, e Goiana a Fiat e a Hemobras.

Doutor – O juiz aposentado Adeildo Nunes concluiu agora em abril o doutorado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa. A banca foi composta por renomados professores, dentre eles Maria João Antunes (Universidade de Coimbra). A tese do juiz paraibano (de Teixeira) foi de que a pena de prisão, no Brasil, “é sinônimo de vingança social e de castigo físico e moral”.

Tucano – Raul Jungmann sempre teve mais identidade com o PSDB do que com o PSB e na reunião do PPS que haverá hoje pode decidir o seu rumo. Se ficar, vai para a direção do PSB.

Lado – Jarbas Vasconcelos (PMDB) pode até não concordar integralmente com o projeto da terceirização, mas como a CUT é contra ele é a favor. “Onde ela estiver, fico do outro lado”.

Herdeiro – O acadêmico de engenharia João Campos, filho de Eduardo Campos, não perde evento em que o pai é homenageado. Esteve recentemente em Salvador, Itapissuma e Panelas.

Ajuda – Já que a Constituição proíbe que o poder público subsidie tempos religiosos, o prefeito peemedebista de Petrolina, Júlio Lossio, arranjou um jeito de colaborar com a reforma da Catedral. Convenceu 41 membros do 1º escalão a fazerem uma doação, em dinheiro, para a reforma da Igreja, orçada em R$ 1,4 milhão.

Ministro – Sílvio Costa (PSC), vice-líder do governo na Câmara Federal, pode até não defender Dilma com convicção. Mas, dos membros da bancada governista, é quem a defende com mais competência. Se Dilma tivesse ouvido o debate que ele travou com Mendonça Filho (DEM) na última sexta-feira, no Recife, o faria ministro.

Greve – O Governo do Estado está cedendo às exigências dos professores da rede estadual, que estão em greve há três semanas. Disse que só voltaria a negociar com o Sintepe (o sindicato dos docentes) quando eles retornassem ao trabalho, que já a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça. Mas de lá para cá já teve duas reuniões com os representantes dos grevistas e poderá ter a terceira ainda hoje.

Idade – Gonzaga Patriota (PSB) não defende apenas a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. É a favor também da redução da “maioridade civil” para que o brasileiro, aos 30 anos, possa disputar o cargo de presidente da República (hoje a idade mínima é 35), aos 25 o cargo de governador (hoje só pode com 35), aos 18 o mandato de deputado federal, estadual, prefeito e vice, e aos 16 o mandato de vereador.

Poder , política e Bartidores III – 04 DE MAIO DE 2015

Por  Por Claudio Humberto – Radar

Petrobras premiou esquema da gráfica Atitude

Aparelhada pelo PT, a Petrobras conferiu seu prêmio de Jornalismo de 2013 à TVT, emissora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ligada à Gráfica Atitude e à CUT, todos controlados pelo partido. Usada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para “lavar” dinheiro afanado da Petrobras, a Editora Gráfica Atitude integra a rede de comunicação dos sindicatos dos Bancários de São Paulo e dos Metalúrgicos do ABC.

Império

Os sindicatos são donos da “Revista do Brasil”, da gráfica Atitude, da Rádio Brasil Atual, da agência de notícias RBA e de mais dois jornais.

Transferência

Em 2013, a TVT, a “TV do Lula”, ganhou licença da Anatel e aval do governo para transferir suas antenas São Caetano para a Av. Paulista.

Tudo dominado

Por ordem de Lula, o então ministro Paulo Bernardo (Comunicações), investigado na Lava, deu aval à transferência das antenas da TVT.

Donos do pedaço

A TVT, um presente de Lula, está em nome de Fundação Sociedade Comunicação dos sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos do ABC.

Posse de ministro tira royalties da gaveta do STF

Tão logo o sucessor de Joaquim Barbosa assuma no Supremo Tribunal Federal, seu presidente, Ricardo Lewandowski, vai colocar em pauta as ações sobre a partilha dos royalties do petróleo. A nova lei estabelece distribuição mais igualitária das receitas entre os estados “produtores” e não produtores de petróleo, mas tudo foi suspenso por liminar de 2013, da ministra Cármen Lúcia, que na prática mantém em vigor a lei antiga.

Vetos derrubados

O Congresso derrubou os 142 vetos à nova lei de partilha dos royalties. Dilma não queria que as novas regras tivessem eficácia imediata.

Inconstitucional?

Após a derrubada dos vetos de Dilma, os governos do Rio, Espírito Santo e São Paulo alegaram, no STF, a inconstitucionalidade da lei.

Produtor é a União

O Congresso entendeu que não há “estados produtores”: a riqueza do subsolo é da União e deve ser compartilhada por todos os brasileiros.

Novo CEO do HSBC

Investigado em CPI no Senado, na França e Estados Unidos, o HSBC terá novo presidente no Brasil no segundo semestre. Paulo Maia, que o presidiu na Austrália e no Canadá, substituirá André Brandão, o atual.

Sola de sapato

No corpo-a-corpo pela própria aprovação para ministro do Supremo Tribunal Federal, o advogado Luiz Edson Fachin, tem sido mais visto no Senado que a maioria dos parlamentares. Já merece um gabinete.

Marcha pró-impeachment

O senador Aécio Neves avisou a aliados que o pedido de impeachment de Dilma só será protocolado em 27 de maio, quando a oposição pretende levar 100 mil manifestantes a Brasília.

Na janela do banco da frente

Os tucanos estão apreensivos. A saída de Marta Suplicy foi articulada pelo vice-governador Márcio França (PSB), com aval de Geraldo Alckmin. Isso a torna a principal pré-candidata à prefeitura paulistana.

Assinatura digital

O Senado vai dar certificado digital aos 6 mil servidores, mas não sabe o custo. A alegação é que, com assinatura digital, a Casa reduzirá o consumo de papel e agilizará o trâmite de processos internos. Ah, bom.

Área pública invadida

A Câmara dos Deputados invadiu o estacionamento público localizado no Anexo IV. A área foi fechada ao público e, no local, inseridas faixas de “privativo”, para acomodar assessores de suas excelências.

Mundo animal

Conhecido por sua defesa aos animais, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) conseguiu aprovar na Câmara projeto de lei que prevê cadeia para quem maltratar bichos. Tripoli está sorrindo à toa.

Milhões no ralo

O governo do DF continua fazendo birra para não ocupar o centro administrativo que, inaugurado há quatro meses, custou R$ 600 milhões. Por que? Porque foi construído pelo governo anterior.

Mantra

Com Marta Suplicy, o PSB ganha uma senadora e um mantra, adotada por ela nos tempos de ministra do Turismo: “relaxe e goze”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here