Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Mal informado – Doutor Aluísio concedeu entrevista à rádio Arari. E o que disse o Doutor que não conseguiu se firmar na política de sua pequena Patos, no Piauí?
Que o comércio de Ouricuri é muito mais pujante do que o comércio de Araripina – e para isso vamos provar que ele mente descaradamente ou é mal informado, ou as duas coisas ao mesmo tempo – e que fala pelos cotovelos. (Ronaldo Lacerda – Blog Meu Araripe)
Ouro Branco – Nesta quinta-feira (30), às 22h (horário de Brasília), o programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil, apresentou o documentário O OURO BRANCO DO ARARIPE com duração de 52 min mostrando a principal reserva de gipsita do Brasil, uma das maiores do mundo. E é deste minério que vem o gesso, considerado ouro na região. Mostrou que de onde vem este tesouro surgem também problemas ambientais, trabalhistas e tributários.
Encontro – Nesta quinta-feira (29), encontraram-se no Hotel Recanto da Serra, na cidade de Araripina, Sertão de Pernambuco, o Presidente da CDL Araripina, Francisco de Assis Sousa (Thico da Popy) juntamente com o Secretário de Planejamento Econômico Mário Reis, o Coordenador do Ciretran de Araripina, Bruno Oliveira, Associados da CDL Araripina e a representante da AMAC, a srta. Aelma; na oportunidade, apesar de convidados e notificados sobre o referido encontro que era do interesse, também, de ambos, não se fizeram presentes e nem tiveram suas ausências justificadas os senhores Sebastião Arraes, Presidente da ATTA e o senhor Leonardo Batista, Secretário de Infraestrutura.
Deputado azarado – Dois meses depois de fraturar a perna por conta de um acidente de moto em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, o deputado federal Adalberto Cavalcanti voltou a se acidentar. Ao programa ‘Opinião’, da Grande Rio AM, ele fez questão de tranquilizar os amigos e correligionários acerca do fato. Adalberto explicou que foi tentar desviar de jumentos na pista e acabou capotando o carro, mas admitiu que o veículo estava em alta velocidade (a 140 km por hora).
Santa Filomena – Desde o ano passado os motoristas que trafegam pela PE 625, que liga Santa Cruz a Santa Filomena, se deparam com trechos danificados que prejudicam a passagem normal dos veículos. Em pior situação estão as proximidades dos quilômetros 10 e 17. O prefeito do município de Santa Filomena, Pedro Gildevan (PSD), fez várias visitas ao Departamento de Estradas e Rodagens do estado (DER) solicitando o serviço, e na manhã desta segunda-feira (27), está chegando ao local uma patrulha mecanizada do DER para, inicialmente, fazer o desvio por onde ficará o tráfego até o final das obras.
Missa do Vaqueiro – Missa do vaqueiro abriu oficialmente a 19º Festa dos Vaqueiros e Tropeiros em Santa Cruz na manhã dessa sexta feira (01) dia do trabalhador. Com a celebração do Padre José Porfirio e a participação dos vaqueiros do município e de cidades vizinhas, além da comunidade católica.
Pilates – Foi inaugurada esta semana em Santa Cruz da Venerada, a ViverClin, clinica de Fisioterapia – Pilates da Drª Emanuela Alencar, que recebeu convidados e amigos para conhecer a mais nova clínica que chega a cidade para oferecer uma qualidade de vida melhor.
Poder , Política e Bastidores II – 02 DE MAIO DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
Sigla “PSB” fica mas o programa mudará
Definido pelas cúpulas que o PPS será incorporado pelo PSB, a partir de junho, quando os dois partidos farão convenções extraordinárias para oficializar a incorporação, o próximo passo será a elaboração de um novo manifesto, um novo estatuto e um novo programa, além da definição do novo comando. Já está definido que Carlos Siqueira continuará à frente do novo partido que surgirá da incorporação, e que o deputado Roberto Freire ficará com a 1ª vice-presidência ou a secretaria geral, cargos ocupados hoje por políticos pernambucanos. O senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP) permanecerá na liderança da bancada no Senado, até porque o PPS não tem representante naquela Casa. E o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) substituirá Fernando Filho (PSB-PE) na liderança da bancada na Câmara Federal. Só não se sabe ainda se Bueno continuará agindo em relação a Dilma como mesmo “estilo caceteiro” que adotou até agora.
O deputado Roberto Freire será o 1º vice-presidente nacional do PSB ou então o secretário geral, após consumar-se a incorporação
Jungmann na direção estadual
A agilidade com que as cúpulas do PPS e do PSB decidiram em Brasília, na última quarta-feira, que os dois partidos virariam um só pegou muita gente de surpresa. Um dos que souberam da notícia pelos jornais foi Débora Albuquerque, presidente regional do PPS. Ela está chateada, e com razão, porque vai perder o cargo que ocupa. O PPS sumirá do mapa e não haverá espaço para ela na executiva estadual do PSB. O espaço a ser aberto vai ficar com Raul Jungmann.
Sessão – A Assembleia Legislativa fará sessão especial no próximo dia 25 para celebrar o centenário de nascimento do ex-deputado Paulo Cavalcanti. O homenageado nasceu em Olinda e fez história em Pernambuco como militante do PCB, advogado e escritor, sendo de sua lavra a trilogia “O caso eu conto como o caso foi”, recentemente relançada pela Imprensa Oficial.
Programa – Eduardo da Fonte (PE) apareceu no programa do PP que foi ao ar anteontem à noite, mas não tiveram o mesmo direito os deputados Jair Bolsonaro (RJ) e Paulo Maluf (SP).
Retorno – Teresa Leitão (PT) retorna amanhã de Portugal aonde participou, como convidada, de um seminário sobre educação de jovens e adultos à luz da obra do pernambucano Paulo Freire.
Festa – Próxima terça, Goiana estará completando 175 anos de emancipação política e por ser sede da Fiat e da Hemobrás terá em 2016 a eleição de prefeito mais disputada de sua história.
Comissão – Trabalho é o que não faltará para a comissão especial da Assembleia Legislativa que fará um levantamento das obras federais inacabadas no Estado de Pernambuco (Adutoras do Agreste e do Pajeú, transposição, etc.). A presidência ficou com o deputado Miguel Coelho (foto), da bancada do PSB, que foi o autor do requerimento.
Memória – Após o sucesso do festival “Viva Dominguinhos”, que termina hoje, Garanhuns já se prepara para comemorar no próximo dia 19 o centenário de nascimento de outro filho ilustre: o ex-prefeito (duas vezes) Amílcar da Mota Valença, irmão do monsenhor Adelmar da Mota Valença que dirigiu o Colégio Diocesano por 40 anos.
Couvert – O deputado Diogo Moraes (PSB) quer acabar com o abuso praticado por bares e restaurante do Recife que trabalham com música ao vivo. Eles incluem na conta o “couvert artístico” sem avisar previamente aos clientes que aquela despesa seria cobrada. Moraes é autor de um projeto, que tem tudo para ser aprovado na Alepe, obrigando esses estabelecimentos a colocarem em local visível o valor do “couvert”.
Mágoa – Ex-presidente da UVP, o vereador Biu Farias (PSB-Surubim) ainda está magoado com o deputado Aluísio Lessa (PSB) que pediu votos para o vereador Josinaldo Barbosa (PTB-Timbaúba), que venceu a eleição. Segundo Lessa, Barbosa teve uma “vitória merecida”, pois, além de “competente e articulado”, preside pela 2ª vez uma entidade nacional: Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam).
Poder , política e Bartidores III – 02 DE MAIO DE 2015
Por Por Claudio Humberto – Radar
02 de Maio de 2015
Ateia, Dilma pede socorro à Igreja contra Cunha
Conhecida pela falta de fé católica, a presidente Dilma decidiu recorrer à Igreja contra a proposta de emenda constitucional, defendida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, reduzindo a maioridade penal. Dilma pediu encontro com o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha, pois quer criar parceria para combater a “pauta conservadora” do evangélico Cunha.
O portador do convite ao presidente da CNBB, dom Sérgio, foi o ministro Miguel Rossetto, chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Extraoficialmente, Dilma disse que entrará na conversa a chamada pauta conservadora, como o desarmamento e a família.
O encontro acontecerá na próxima semana, no Palácio do Planalto, em Brasília. Será a portas fechadas para a imprensa.
Há menos de um mês, a ateia Dilma convidou dom Raymundo Damasceno para pedir apoio da Igreja contra o impeachment.
RS: hoje, Aécio teria dobro de Lula para presidente
Pesquisa sobre eleição presidencial coloca Aécio Neves (PSDB) em boa posição. Realizada pelo instituto Paraná Pesquisa no Rio Grande do Sul, entre 24 e 27 de abril, aponta Aécio e Lula (PT) no segundo turno da disputa presidencial, mas o tucano tem 43,8% das intenções de voto, contra 19,5% do petista. Com Geraldo Alckmin na disputa, o governador paulista soma 29,9% contra 20,7% para Lula.
Terceira colocada na eleição 2014, a ex-senadora Marina Silva (PSB) continuaria em 3º, segundo a pesquisa: teria entre 14,7% e 20,3%.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aparece na pesquisa para presidente pela primeira vez, variando entre 2,3% e 5%.
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.340 eleitores, em 80 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro é de 2,5%.
Levantamento indica que 40% dos ministérios públicos de todo o País, vigilantes na cobrança de transparência dos governantes, ignoram a lei que os obriga a informar nomes e salários dos seus integrantes.
O novo partido que surgirá da fusão do PSB com PPS dá como certa a adesão dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Marta Suplicy (ex-PT-SP) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Tucanos consideram constrangedora a reprimenda de Aécio Neves (MG) no deputado Carlos Sampaio (SP). O deputado disse que entraria com pedido de impeachment contra Dilma, mas foi desautorizado.
Os mesmos que no PSDB pegam leve com impeachment de Dilma são os que, no mensalão, pegaram leve com Lula, alegando que ele ficaria “sangrando” até perder a reeleição, em 2006. Lula acabou reeleito.
A obrigatoriedade do registro biométrico de ponto começa nesta segunda-feira na Câmara dos Deputados, mas só para os servidores concursados. Ficaram de fora assessores e os comissionados.
O ex-senador tucano Geraldo Melo (RN) fez do senador Aécio Neves (PSDB-MG) portador da devolução de sua medalha da Inconfidência Mineira. Sentiu-se ofendido com a condecoração conferida no último dia 21 ao porralouca João Stédile, do MST.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) considera a fusão do PSB com o PPS um tiro no PT. Segundo ele, os senadores socialistas vão ter que se posicionar de forma mais crítica em relação ao governo.
Os ex-deputados Gastão Vieira (MA), Fátima Pelaes (AP), Professor Sétimo (MA) e Júlio Coimbra (TO), todos do PMDB, receberam a promessa de que serão empregados no segundo escalão do governo.
… a presidente Dilma é contra a terceirização só da boca para fora. Afinal, ela terceirizou a articulação política e a política econômica.