Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Politicagem – Na reunião da Câmara de Vereadores de Araripina na noite desta quarta-feira (29), o presidente da casa Luciano Capitão, criticou a forma como alguns políticos agiram na última semana no Bairro José Martins, que foi atingido por uma grande enchente no mês de março. Para Luciano, devido a incitação de alguns políticos oportunistas, era impossível qualquer vereador da base do governo ir ao local e conversar com a população sem receber vaias. “Como poderíamos negociar e ajudar o povo dessa forma ?, ” reclamou Capitão.
Mais uma Creche – Nesta quinta-Feira(30) às 8h acontecerá a inauguração da ampliação e reforma da creche Maria Anita no bairro Universitário em Araripina, ocasião que serão entregues pela primeira vez um kit de livros para os alunos da educação infantil.
Dinheiro na conta – A Prefeitura do Município de Araripina Iniciou o pagamento do mês de abril. Servidores da Educaçao e efetivos, já estão todos com dinheiro nas contas.
Mês da mães – A Secretaria de Desenvolvimento Social de Araripina, comemora o mês de maio 2015 – MÊS DAS MÃES – com um abraço especial em cada mãe usuária dos nossos serviços dos CRAS I, II e III, Serviços de Convivências, CREAS, ACESSUAS, Bolsa Família, enfim, todos os equipamentos da SDS.
Ajuda – O Lions Clube Araripina deu uma grande contribuição para ajudar a população atingida pela forte enchente, que afetou alguns bairros da cidade, no último dia 25 de março. O problema foi ocasionado por uma forte chuva, que se repetiu na semana passada. Preocupado com a situação, o clube enviou, junto à Governadoria do Distrito LA-5, um projeto com dados da catástrofe, e solicitou apoio à Fundação Internacional de Lions Clube, que fez uma doação de 10 mil dólares para ajudar os moradores. Na cota atual corresponde ao valor de 30 mil reais.
Pegados no serviço – O Inverno tem destruído todas as estradas da zona rural de Araripina, realmente as previsões de chuva não eram nada animadoras para o inverno de 2015, o ser humano errando mais uma vez, o inverno veio forte e não há estrada que resista, mais a prefeitura já começou a recuperação de estradas e ladeiras
Homenagem justa – O vereador Luiz Henrique prestou uma grande homenagem na noite desta quarta-feira (29), na Casa Joaquim Pereira lima. Com o Projeto de Lei apresentado por Luiz Henrique e que foi subscrito por todos os vereadores, a Travessa Tiradentes agora será chamada de Rua Alfredo Eugênio Coelho. O petrolinense de nascimento e araripinense de coração, o Sr Eugênio Coelho chegou à capital do Araripe na década de 1960, casou-se com a senhora Maria de Lurdes e revolucionou a forma de construir fornos para aa indústrias de Gesso da região.
Poder , Política e Bastidores II – 30 DE ABRIL DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
Deputado de primeiro mandato, o pernambucano Ricardo Teobaldo foi escolhido ontem para ser o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016
O deputado Ricardo Teobaldo foi escolhido ontem pela Comissão Mista do Orçamento para ser o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016. Ele recebeu com surpresa a indicação porque esse cargo geralmente é ocupado por veteranos do Congresso e não por parlamentar de primeiro mandato. Sua indicação foi feita não apenas pelo partido a que pertence (PTB) e sim por um conjunto de legendas a favor e contra o governo federal. O ministro Armando Monteiro teve papel relevante nesta indicação como forma de prestigiar o correligionário, que chegou à Câmara Federal em fevereiro deste ano com 92.262 votos após duas passagens bem sucedidas pela Assembleia Legislativa e dois mandatos como prefeito de Limoeiro. Como relator da LDO ficará sob sua responsabilidade emitir parecer sobre o Plano Plurianual (PPA) e as diretrizes orçamentárias 2016, o que desde logo o torna membro efetivo da chamada “elite” do Congresso.
Como ficará o novo PSB?
As cúpulas do PPS e do PSB declaram-se a favor da incorporação do primeiro pelo segundo para tornar mais forte sua presença no Congresso Nacional. O novo partido nascerá com 43 deputados federais e seis senadores, mas um conjunto de perguntas permanece sem respostas.
Por exemplo: quem será o novo presidente, Roberto Freire ou Carlos Siqueira? O partido será independente em relação ao Planalto ou fará a mesma oposição que é feita por Roberto Freire?
Parto – Numa roda de políticos, Tony Gel (PMDB) lembrava ontem o esforço que fez como deputado federal para que a barragem de Jucazinho fosse feita no agreste pernambucano. Certa vez, disse ele, ficou tão angustiado com a hipótese de a obra não ficar pronta em 1998, como fora prometido, que driblou a segurança do Palácio do Planalto e foi pedir socorro a FHC. E deu certo.
Broche – O vereador olindense Marcelo Santa Cruz é um dos poucos petistas que não se envergonham de usar na lapela o broche do partido com a estrela vermelha e o número 13.
Dúvida – Humberto Costa ainda não tem posição firmada sobre o pedido de cassação de Marta Suplicy por ter-se desligado do PT. Petistas dizem que o mandato não é dela e sim do partido.
Arco – A decisão de Dilma de incluir o Arco Metropolitano no pacote de concessões à iniciativa privada que será anunciado agora em maio foi o mesmo que dizer que ela não será feita.
Palestra – O ex-governador Joaquim Francisco fará palestra em Garanhuns no próximo sábado, num encontro do Rotary, sobre um tema atualíssimo com o qual os políticos brasileiros pouco de preocupam: controle da natalidade e o déficit da Previdência, que já é motivo de preocupação de muitos países da Europa.
Disputa – O pernambucano Jarbas Barbosa teve o nome indicado pelo ministro Arthur Chioro (Saúde) para dirigir a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mas perdeu a batalha para Fernando Mendes, indicado por Renan Calheiros. Dilma aceitou o nome de Mendes porque não quis comprar briga com o presidente do Congresso.
Promessa – A Prefeitura do Recife garantiu ontem que até o final de 2015 entregará à população o Compaz do Bongi e o do Alto de Santa Terezinha que estão com 77% e 55% de suas obras prontas, respectivamente. E que não há risco de adiamento como ocorreu (8 vezes) com o Túnel da Abolição. Quanto à viagem do secretário Murilo Cavalcanti (segurança cidadã) à Colômbia, afirma que ele está de férias.
Expansão – Fundado em Garanhuns há 131 anos (1884), o Grupo Ferreira Costa vai inaugurar sua 5ª loja em Aracaju. O diretor Guilherme Ferreira foi recebido pelo governador Jackson Barreto, a quem forneceu dados da loja: investimento de 80 milhões e criação de 500 postos de trabalho. O Grupo é um dos 14 mais antigos de Pernambuco e ocupa o 7º lugar no ranking nacional de lojas de material de construção.
Poder , política e Bartidores III – 30 DE ABRIL DE 2015
Por Por Claudio Humberto – Radar
Ministro do PDT não será demitido. Por enquanto
O ministro Manoel Dias (Trabalho) pode ficar tranquilo, ao menos por enquanto: sua boquinha será mantida. A presidente Dilma Rousseff resolveu levar em conta a ponderação do antecessor, Lula, e decidiu fazer de conta que não tomou conhecimento da declaração do presidente do PDT, Carlos Lupi, padrinho do ministro, que acusou o PT de “roubar demais” e que, por exagerar na corrupção, “se exauriu”.
O vice Michel Temer foi escalado para “apagar o fogo” provocado pelas declarações de Carlos Lupi, ex-ministro de Lula e Dilma.
Os senadores do PDT querem romper com o governo. À exceção de Acir Gurgacz (RR), que permanece mais governista que Dilma.
O deputado pedetista Marcos Rogério (RO) reflete a insatisfação da bancada: “Precisamos redefinir nosso comportamento”.
O diretório nacional do PDT se reúne em 12 de maio para ouvir as velhas enrolações de Carlos Lupi, mas pode até discutir seu destino.
Gilmar conclui em junho voto sobre financiamento
No final de junho, o ministro Gilmar Mendes vai devolver ao plenário do Supremo Tribunal Federal o seu pedido de vista do processo que trata do financiamento privado de campanhas políticas. Ele deu a boa notícia aos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Cristovam Buarque (PDT-DF), durante conversa em seu gabinete, no STF. Seis ministros já tinham votado pelo fim de doações privadas, quando ele pediu vista.
A discussão sobre financiamento privado de campanha foi “congelada” em abril do ano passado, quando o ministro Gilmar pediu vista.
Soterrado por processos, Gilmar vai concluir outros dois pedidos de vista, anteriores, para se debruçar sobre o financiamento privado.
Gilmar é contra derrubar o financiamento empresarial. “Faria do Brasil um ‘laranjal’, com caça a CPFs para buscar ‘doadores’”.
Pesquisa do Instituto Paraná, mostra que os gaúchos não são fãs dos seus senadores. Convidados a dar notas de 0 a 10, Ana Amélia (PP) ganhou 5,76, Paulo Paim (PT) 5,69 e Lasier Martins (PDT) 5,65.
O Instituto Paraná avaliou o governo de José Ivo Sartori (PMDB), eleito em outubro. Ele é bem avaliado: 54,4% aprovam o seu governo, contra 38,9%. Foram ouvidos 1.340 eleitores em 80 municípios gaúchos.
O PSB e o PPS acreditam que a fusão atrairá novos parlamentares, fazendo uma bancada de 45 deputados e 10 senadores. E deve travar, por enquanto, o flerte de senadores do PSB com o Planalto.
Flavio Decat de Moura, membro de Conselho de Administração de Furnas, desembarcou em Brasília em busca de apoio pela sua recondução. Fez lobby junto aos senadores peemedebistas.
O governo nomeou Valter Casimiro Silveira diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão envolvido em sucessivos escândalos de corrupção. “Melhorou a relação política”, disse o deputado Maurício Lessa (AL), líder do PR.
Apesar de a Receita alegar que simplificou a declaração do Imposto de Renda, o prazo acaba hoje e quem estiver com dúvidas e não dispuser de um contador terá que procurar a solução no manual de 424 páginas.
Após amordaçar professores, agora proibidos de divulgar nas redes sociais as péssimas condições de escolas públicas, a Secretaria de Educação do DF se impôs a censura: tirou seu site do ar, ontem.
Proibir o aplicativo Uber é um abuso, um vexame. Taxistas devem melhorar a qualidade do seu serviço para enfrentar a concorrência, assim como os consumidores têm o direito de fazer suas escolhas.
…o seguro-desemprego completa 29 anos nesta quinta-feira, mas, com demissões em alta não há previsão de festa para o aniversariante.
Arari FM 90,3 vinte e cinco anos “Viva essa sintonia”