Na fiscalização, na cidade de Moreilândia, teve um posto interditado.
Por Roberto Gonçalves
Três cidades do Sertão do Araripe foram fiscalizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) durante uma operação conjunta da Secretaria da Fazenda e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Durante a ação, que aconteceu na última semana, postos de gasolina e bicos de bombas passaram por vistorias e um posto foi interditado.
O Ipem percorreu postos nos seguintes municípios do Sertão Araripeano: Bodocó, Exue Moreilândia. A ação surgiu depois de uma reunião em Recife, quando foi apresentada uma lista negra de postos da região. Na fiscalização, na cidade de Moreilândia, teve um posto interditado.
Segundo o Ipem, os proprietários dos postos podem sofrer advertência verbal, por escrito e até ter que pagar multas que variam de R$100 a R$ 1 milhão e meio. O proprietário tem o prazo de dez dias para se manifestar e enviar a defesa quanto as irregularidades. Os consertos das bombas devem ser solicitados por mecânicos credenciados e lavrados os autos. Depois disso, um metrologista precisa fiscalizar novamente.
Dentre as irregularidades encontradas estavam, mangueira com vazamentos e danificações, erros na medição, lacre violado, medida volumétrica baixa, bico com vazamento com de mais de 40 ml.
Nas próximas semanas o Ipem deverá realizar fiscalizações em postos de outras cidades da região do Araripe. O órgão ressalta a importância do consumidor acompanhar o abastecimento e denunciar caso perceba alguma irregularidade. Na região é possível acionar o Ipem através do número (87) 3861-6629 ou ligar para Ouvidoria no 0800 081 1526 e registrar a denúncia.