Deputado Tadeu Alencar é o 3º vice-presidente do colegiado.
(Foto: Divulgação)
Uma audiência pública realizada em Petrolina, no Sertão, nessa sexta-feira (24), discutiu temas ligados à reforma política. Membro da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar (PSB) fez a
abertura do evento, realizado na Câmara Municipal, e destacou o andamento dos trabalhos do colegiado.
Entre todos os pontos de discussão ligados à reforma política, um dos que mais despertaram o interesse dos participantes da audiência foi a questão do sistema eleitoral. Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira (22) um projeto de lei que institui o voto distrital para vereadores em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Com a aprovação, a proposta será encaminhada direto para a Câmara dos Deputados, caso não haja nenhum recurso para que o texto seja analisado pelo plenário do Senado. Para Tadeu Alencar, a medida ajuda no debate, no entanto, ele acredita que um mesmo sistema deva ser aplicado para vereadores e deputados.
Outros pontos também estiveram no centro da discussão como o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito e o fim das coligações proporcionais na disputa para o Legislativo.
“A audiência de Petrolina foi a prova de que reforma política é um tema árido, mas que desperta o interesse da população. Tivemos uma participação muito expressiva de pessoas com opiniões diversas. Recebemos muita gente de cidades vizinhas da Bahia e de Pernambuco”, avaliou Tadeu Alencar.
Ainda segundo ele, a expectativa é que até o final do mês de maio a proposta esteja pronta para ser votada no plenário da Câmara e depois seguir para o Senado.