Início Notícias 56ª fase da Operação Lava Jato apura superfaturamento em construção de sede...

56ª fase da Operação Lava Jato apura superfaturamento em construção de sede da Petrobras em Salvador

574

A Polícia Federal cumpre 68 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão temporária e oito de prisão preventiva

  • Por Jovem Pan / Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) a 56ª fase da Operação Lava Jato, que apura o superfaturamento na construção da nova sede da Petrobras em Salvador, na Bahia. A fase foi batizada de “Sem Fundos”, por conta da perda do Fundo de Pensão da Petrobras.

A cunhada do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi presa temporariamente. Marice Correa foi detida em São Paulo. Mario Cesar Suarez, da OAS, foi preso preventivamente em Salvador. O ex-presidente da Petros e Correios, Vagner Pinheiro Oliveira, foi alvo de busca e apreensão.

A Polícia Federal cumpre 68 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão temporária e oito de prisão preventiva. As ordens judiciais são cumpridas nos Estados de SP, MG, RJ e BA.

Segundo a Polícia Federal, houve ainda superfaturamento nos contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia. Os valores eram direcionados para viabilizar os pagamentos de vantagens indevidas para agentes públicos da Petrobras, do PT e dirigentes da Petros.

Os crimes investigados nesta fase são corrupção ativa, passiva, gestão fraudulenta de fundo de pensão, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com a PF, o Fundo Petrobras de Seguridade Social – Petros, mediante parceria com a estatal, investiu na execução da obra para alugar o prédio por 30 anos.

Tanto o valor da execução da obra como do aluguel à estatal foram acima do devido. Os investigados direcionavam parte dos valores obtidos para o pagamento de propinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here