Um dos que participaram da sessão solene na Câmara dos Deputados para celebrar os 30 anos da Constituição Federal, nesta terça-feira (6), o socialista pernambucano Gonzaga Patriota lembrou conquistas históricas contidas na Carta Magna. Uma delas foi a inclusão da aposentadoria para homens e mulheres do campo – proposta de sua autoria.
“A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encontrou resistência entre os parlamentares, que não visualizavam como o país poderia arcar com tamanho custo, mas consegui incluí-la na Constituição. Hoje, a maior distribuição de renda do país é feita através das aposentadorias de homens e mulheres do campo. Além disso, diversos estudos indicam que, após 1988, houve um aumento do nível de bem-estar dos aposentados residentes da zona rural, agora com poder de compra, figuras-chave na manutenção da família e independentes dos filhos“, avaliou Gonzaga.
A sessão solene contou também com as presenças do atual presidente da República, Michel Temer, e do presidente eleito Jair Bolsonaro.