Início Notícias Vereador João Erlan destaca a origem da Reforma Protestante

Vereador João Erlan destaca a origem da Reforma Protestante

594

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas. Atualmente, luteranos de todo mundo comemoram neste dia o “Dia da Reforma Protestante”. Em 2017, a Reforma Protestante fez 500 anos.

Origem da Reforma Protestante

O processo de centralização monárquica que dominava a Europa desde o final da Idade Média, tornou tensa a relação entre reis e Igreja. Até este momento, a Igreja Católica centralizava o domínio espiritual sobre a população e do poder político-administrativo dos reinos.

A Igreja – possuidora de grandes extensões de terra – recebia tributos feudais controlados em Roma pelo Papa. Com o fortalecimento do Estado Nacional Absolutista, essa prática passou a ser questionada pelos monarcas que desejavam reter estes impostos no reino.

Os camponeses também estavam descontentes com a Igreja. Na Alemanha, os mosteiros e bispados possuíam imensas propriedades. Muitas vezes, os bispos e os abades viviam às custas dos trabalhadores da cidade e dos campos.

A Igreja condenava as práticas capitalistas nascentes, entre elas a “usura” – a cobrança de juros por empréstimos – considerada pecado. Defendia a comercialização sem direito a lucro e o “justo preço”. Isto reduzia o poder de investimento da burguesia mercantil e manufatureira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here