A população de Arcoverde começou a ser beneficiada esta semana pela água do Rio São Francisco através da Adutora do Moxotó. Atualmente o recurso hídrico está chegando em regime de pré-operação. Nas próximas semanas a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciará melhorias significativas no abastecimento de água do município.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, informou que a Estação de Tratamento de Água de Arcoverde já está recebendo 140 litros por segundo. “Essa fase de testes prosseguirá nos próximos 30 dias, até a regularização operacional do novo sistema”, esclareceu, adiantando que a expectativa é de que as águas cheguem à Adutora do Agreste nessa segunda-feira, 17, em direção a Pesqueira.
Nessa fase de pré-operação da Adutora do Moxotó no município, está sendo testado um trecho de 10 quilômetros entre a Estação de Tratamento de Arcoverde (ETA) e Pesqueira. “A ideia é ir testando aos poucos, até chegar a Pesqueira. Acreditamos que o município de Pesqueira comece também a receber água pela Adutora do Moxotó até o fim da próxima semana”, informou Tavares. Ele explicou que durante os testes pode haver paralisações do sistema para conserto de vazamentos.