O Globo
Região que deu a presidente Dilma Rousseff (PT) o maior percentual nas urnas, o Nordeste está descrente com o governo da petista. Ao menos este é o cenário apresentado na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º). Na região, 70% dos ouvidos pelo Ibope responderam que desaprovam o governo do PT. Somente 26% aprovam as medidas tomadas pelo governo federal.
De acordo com o Ibope, 41% dos entrevistados ouvidos no Nordeste avaliaram o governo como péssimo. Apenas 5% responderam ótimo e outros 25% responderam que era regular.
Em meio aos protestos contrários ao governo federal e aos pedidos pela saída da presidente Dilma, o Ibope também perguntou sobre as perspectivas com relação aos próximos três anos de governo do PT. Para 35% dos entrevistados, a avaliação é que o restante do governo será péssimo. Outros 13% avaliam que será ruim e apenas 5% preveem que vai ser ótimo.
Segundo o levantamento, os índices de confiança do governo também despencaram na região. 64% dos ouvidos afirmaram que não confiam na presidente.
Na comparação com o primeiro mandato da presidente, em que a economia ia bem e os escândalos de corrupção ainda não tinham vindo à tona, o segundo governo de Dilma está pior na ótica de 78% dos entrevistados pelo Ibope. Apenas 3% acreditam que a gestão está melhor.
Nas eleições de 2014, 37% dos eleitores de Dilma – 20,2 milhões – eram da região, o maior percentual que um candidato petista já conquistou. Em 2006 e 2010, 33% dos votos em candidatos petistas vieram do Nordeste.
BRASIL – No âmbito nacional, o número de pessoas que aprovam a maneira de governar da presidente caiu de 52% para 19% entre dezembro de 2014 e março de 2015.
O percentual da população que considera o governo ótimo ou bom diminuiu de 40% para 12% no período. E apenas 14% da população acreditam que o restante do segundo governo será ótimo ou bom.
As pesquisa Ibope divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi feita entre os dias 21 e 25 de março e ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios.