Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 31 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 31 DE MARÇO DE 2015

825

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

60 dias de emergência – O prefeito de Araripina Alexandre Arraes, decretou estado de emergência urbana por 60 dias, devido a enchente que atingiu alguns bairros da cidade e deixou em torno de 500 desabrigados. Sendo assim não será possível a realização da tradicional Festa do Trabalhador, que já é um marco da administração, será realizada somente a corrida, o que seria gasto na festa em praça pública, será investido nos desabrigados.

Mãos a Obra  – O Secretário de infraestrutura do município de Araripina Leonardo Batista, informou nesta segunda, que  várias equipes de trabalho foram distribuidas e já estão pelas  principais ruas da cidade, trabalhando e atendendo os casos mais graves para melhorar o tráfico de veículos na sede e na zona Rural. Segundo o secretário, no início, as prioridades são às ruas próximas a escolas e hospitais.

Agitação de mal gosto – Denuncia surgida no programa Canal Aberto com o Radialista Martinho Filho, relatava que assessores de uma deputada, estavam incentivando a população do Bairro Zé Martins, a quebrar a Perimetral no local onde algumas casas foram inudadas no último temporal em Araripina.

Doações – Continuam chegando doações de colchões e outros produtos básicos para os desabrigados na enchente das últimas chuvas em Araripina. As doações seguiram principalmente para moradores do Bairro Zé Martins e Cavalete-I.

A polícia militar continua dando apoio no recebimento e entrega dos donativos e os materiais estão sendo estocados no Grupamento do Corpo de Bombeiros no Bairro Planalto.

A  rádio Arari FM também está recebendo as doações em suas instalações e posteriormente serão juntadas a outras e entregues na Escola Luzanira Ramos, que é o ponto principal de receber as doações.

Sobrou para o Bode – Mascote do Araripina, o bode vai mesmo perder o destaque no escudo do clube. Segundo o presidente Ted Alencar, a decisão só será oficializada na segunda quinzena do mês de abril, durante reunião do Conselho Deliberativo. No entanto, o dirigente assegura que a mudança será aprovada. Na segunda quinzena de abril teremos a votação do Conselho Deliberativo, mas eu posso adiantar que será aprovado. Nós só vamos fazer a reunião para oficializar. Os conselheiros entraram em consenso e acharam melhor trocar o escudo – afirma o presidente do clube.

Mutirão – A prefeitura de Araripina, através da secretaria de saúde, começa nesta terça-feira (31), um muiutirão contra o Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. O ponta pé inicial será dado  no Bairro Universitário em Araripina.

Fortalecimento – Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Sertão Pernambucano reuniram-se na última sexta-feira em Salgueiro para discutir o fortalecimento da categoria no Estado. No evento, conselheiro tutelares de cada uma das microrregiões do Sertão falou sobre os principais problemas enfrentados, em sua atividade, apresentando propostas que foram anexadas a um documento público sobre a atual situação da Associação Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Pernambuco (Acontepe).

Desabafo – Através de sua conta na rede social facebook, o cantor ouricurienses Wando dos Teclados soltou o verbo e pediu providencias para o descaso que acontece no município. No desabafo, o artista citou a falta de transparência da gestão do atual prefeito e disse que a povo carece de informação sobre tantas obras paralisadas.

Resposta  – Sobre a matéria veiculada por este blog acerca do pagamento indevido, feito por terceiros ao motorista do ônibus que transporta diariamente estudantes de Ouricuri para as Faculdades de Araripina, a Prefeitura Municipal de Ouricuri esclarece que não apoia esta prática e que vai apurar possíveis irregularidades, visto que este é um ato ilícito. A Gestão afirma ainda, que nenhum servidor público deve receber recurso financeiro de terceiros para exercer a função para a qual já foi contratado e é pago pela Prefeitura.

Poder , política e Bartidores II – 31 DE MARÇO DE 2015

Por Inaldo Sampaio – Fogo Cruzado

Cinco dos oito deputados federais do PSB de Pernambuco reuniram-se em São Paulo com o governador Geraldo Alckmin

O governador Geraldo Alckmin começou a articular-se para disputar a presidência da República em 2018. Ele recebeu na última sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, 21 dos 34 deputados federais do PSB, cinco dos quais de Pernambuco: Tadeu Alencar, Gonzaga Patriota, Fernando Filho, Pastor Eurico e João Fernando Coutinho. A reunião foi agendada pelo vice Márcio França, que sonha substituir Carlos Siqueira na presidência nacional do PSB. Alckmin está legitimado para postular a candidatura porque São Paulo foi o Estado da Federação que deu a maior vitória nominal e proporcional a Aécio Neves na eleição de 2014. Em sendo assim, por que abriria mão da candidatura para o senador mineiro, que foi derrotado em sua própria terra? Pelos planos de Márcio França, o candidato a presidente será Alckmin, com alguém do PSB na vice, preferencialmente de Pernambuco que é a terra do ex-presidenciável Eduardo Campos.

Biu vai à posse do eleito

O vereador Severino Farias Filho, o “Biu Farias” (PSB-Surubim), encarou com naturalidade sua não reeleição para a presidência da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco). Ele diz que ganhar ou perder “faz parte do jogo”, que “combateu o bom combate”, que é grato aos 409 vereadores que lhe confiaram o voto e que no dia 21 de abril próximo estará em Timbaúba para transmitir o cargo ao sucessor, o vereador e atual presidente da Câmara Josinaldo Barbosa (PTB).

A volta – O ex-prefeito (de Itapissuma, Igarassu e Paulista) Yves Ribeiro (PSB) só vai ficar na Casa Civil do Governo do Estado até abril do próximo ano. Ele já transferiu de Paulista para Igarassu o seu domicílio eleitoral a fim de disputar a prefeitura no próximo ano contra o atual prefeito Mário Ricardo (PTB). Yves foi prefeito duas vezes nos três municípios que governou.

Filiação – Expulso do PT por ter votado em Aécio Neves (PSDB) na eleição presidencial do ano passado, o prefeito de Machados, Argemiro Pimentel, filiou-se ao PSB no último sábado.

Palmas – A Câmara de Olinda prestou ontem uma homenagem à secretária executiva do Prodetur, Izabel Urquiza (PMDB), que como candidata a prefeita em 2012 obteve exatos 89.998 votos.

Troca – O prefeito Júlio Lossio (PMDB) está negociando com a Secretaria do Patrimônio da União a posse do terreno onde funcionou o antigo aeroporto de Petrolina para dar-lhe outra destinação.

Comitê – O ex-deputado Israel Guerra vai instalar amanhã em Arcoverde um “comitê suprapartidário” em defesa da construção da Adutora do Agreste. A obra, que é executada pela Compesa com dinheiro federal, começou com gosto de gás. Mas hoje caminha devagar, quase parando.

Congresso – A reunião que o PT fez ontem em SP com sua executiva nacional e os presidentes dos 27 diretórios estaduais foi preparatória para o 5º congresso nacional do partido que se realizará em Salvador, em junho deste ano. Tarso Genro, ex-governador do RS, defende que o partido seja “refundado”.

Golpe – Hoje, 31 de março, data em que se comemoram os 51 anos do golpe militar de 64, Raul Jungmann (PPS) tem encontro marcado com o procurador geral da República, Rodrigo Janot, a fim de tentar convencê-lo a incluir Dilma Rousseff na lista dos políticos que serão investigados na Operação Lava Jato. Janot já disse que não há “elementos” para investigá-la, mas Jungmann afirma que sim.

Raio – Após ter sido o deputado estadual mais votado do Sertão nas eleições de 2014, Rodrigo Novaes (PDS) começou a expandir seu raio de influência para a região Agreste. Desde ontem passou a ser também o representante de Brejão na Assembleia Legislativa graças a uma aliança celebrada com o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB). O prefeito votou em Gustavo Negromonte (PMDB), que não se elegeu.

Poder , política e Bartidores III – 31 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Dilma condiciona ministério a apoio ao ajuste

Para confirmar a nomeação do ex-deputado Henrique Alves (PMDB) ao cargo de ministro do Turismo, Dilma Rousseff impôs a condição de obter apoio dos deputados federais do PMDB ao pacote fiscal do governo e à política de reajuste de aposentadorias. Alves chegou a ser confirmado na sexta-feira (27), mas depois o Planalto o colocou em “banho maria”. Agora, pode até ficar para depois da Semana Santa.
 

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, só aceita discutir apoio a projetos do governo após a nomeação do seu amigo Henrique Alves.
 

Dilma ainda terá de acalmar o presidente do Senado, Renan Calheiros, que só aceita perder o Turismo ganhando o Ministério de Cidades.
 

Dilma enfureceu Renan oferecendo-lhe a presidência da Conab, empresa pública de abastecimento do Ministério da Agricultura.
 

Sempre de terno e gravata, o deputado Alfredo Nascimento (PR-AM) não dispensa o tênis. Usa um diferente a cada dia. Deve achar fashion.
 

Membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estão incomodados com a possibilidade de o advogado Gustavo do Vale Rocha integrar o colegiado. Rocha é advogado do deputado Eduardo Cunha, fiador da indicação, e do PMDB, o que, segundo o parlamentar, legitima sua indicação para o colegiado. Cunha está na Lista de Janot.
 

Como na indicação de Gim Argello no TCU, conselheiros articulam a rejeição a Gustavo Rocha no CNMP. Mas lhes falta força política.
 

Dos 14 conselheiros do CNMP, um é indicado pela Câmara. Membros avaliam que Eduardo Cunha indicou Rocha para “afrontar” Janot.
 

O carro oficial placa nº 32, do gabinete do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), circulava domingo na cidade do Núcleo Bandeirante (DF).
 

O vice-presidente Michel Temer poderia ter mantido fora da sua biografia a defesa que fez, no programa “Roda Viva”, do indecoroso “acordo de leniência” com as empreiteiras que roubaram a Petrobras
 

É falsa a alegação de que “acordos de leniência” protegem empregos. Obras geram empregos e não empreiteiras, como lembrou o procurador do ministério público junto ao TCU, Júlio Marcelo Oliveira.
 

A Justiça americana realiza audiência em 3 de abril com os bancos e a Petrobras. Quer entender se a Petrobras é tão amadora a ponto de não perceber a roubalheira que se passava a um palmo do nariz.
 

O PT insiste em Benedita da Silva para o cargo de secretária de Cultura do governo Pezão. O problema é que a relação mais próxima de Benedita com o setor foi seu casamento com o ator Antônio Pitanga.
 

Em vez de provocar “crise” no governo, o que é falso, a frase de Joaquim Levy (Fazenda) sobre Dilma, em inglês, apenas revelou que a imprensa brasileira precisa melhorar a qualidade dos seus tradutores.
 

O sucesso dos protestos de 15 de março subiu à cabeça de Rogério Chequer, do “Vem Pra Rua”. Para o dia 12, ele planeja ampliar as bandeiras, atacando, por exemplo, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Dilma e o PT vão adorar a manobra diversionista.
 

Na discussão sobre a redução da maioridade penal, Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou que a maioria mandou crucificar Jesus Cristo. O deputado é aquele que pagou uma tapioca com cartão corporativo.
 

Azedou a relação entre a Juventude do PMDB e a Secretaria Nacional da Juventude, do governo Dilma. O rompimento foi atribuído à ingerência do secretário de Juventude Gabriel Medina.
 

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-R), aceitou convite para uma visita oficial à China. Lá, ele não será vaiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here