Início Notícias Bolsonaro lidera com 20%, mas tem 65% de rejeição, diz DataPoder360

Bolsonaro lidera com 20%, mas tem 65% de rejeição, diz DataPoder360

1819

levantamento apontou que todos os candidatos têm rejeição maior que 50%, o que dificulta eventual vitória no primeiro turno.

Por Jovem Pan / Foto: reprodução

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando pesquisa de intenção de votos divulgada pelo DataPoder360 nesta quarta-feira (1º). O deputado federal tem 20% da preferência do eleitorado.

Em segundo, vem Ciro Gomes (PDT), com 13%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, Marina Silva (Rede), com 6%, Fernando Haddad (PT), possível substituto do ex-presidente Lula, com 5%, e Alvaro Dias (Podemos), com 4% das intenções de voto.

O DataPoder360 testou apenas um cenário com os seis nomes mais bem colocados. Veja a evolução de cada um nos últimos três meses:

Pesquisa de intenção de votos para a Presidência no final de julho (Instituto DataPoder360)

O instituto explicou que, apesar da queda de Bolsonaro na pesquisa desde maio, naquele mês o deputado foi beneficiado eleitoralmente em meio à greve dos caminhoneiros. Depois, voltou a seu patamar na casa dos 20%.

Potencial de votos e rejeição

O levantamento apontou que todos os candidatos têm rejeição maior que 50%, o que dificulta eventual vitória no primeiro turno.

Bolsonaro lidera a rejeição (quem diz que não votaria nele “de jeito nenhum”), com 65%, seguido por Alckmin (62%), Ciro (60%), Marina (60%), Haddad (57%) e Jaques Wagner (55%).

Lula, se fosse candidato, teria 60% de rejeição, mas 27% dos votos “com certeza”, disparada a maior taxa entre os nomes apresentados.

DataPoder360 mede rejeição e potencial de voto dos principais candidatos à Presidência

Metade tem certeza no voto

A apenas dois meses do primeiro turno, somente metade dos brasileiros já tem certeza em quem irá votar, diz ainda o levantamento. Um quarto dos entrevistados assumem que podem mudar de ideia até o dia da eleição. Veja os porcentuais:

Nível de conhecimento dos candidatos

Dos nomes apresentados, Bolsonaro é o mais conhecido (66%), seguido por Alckmin (63%), Marina (59%) e Ciro (53%).

Os dois possíveis candidatos do PT caso se confirme a inelegibilidade de Lula, Fernando Haddad e Jaques Wagner, enfrentam enorme desconhecimento: 33% e 43%, respectivamente.

Confira:

DataPoder360 revela o nível do conhecimento dos eleitores em relação aos principais candidatos

O DataPoder360 entrevistou 3.000 entrevistas por telefone e celular, entre 25 e 18 de julho, em 182 cidades de todas as regiões do País. O levantamento tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos e foi registrado no TSE sob o número BR-09828/2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here