Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 26 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 26 DE MARÇO DE 2015

570

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

Presença do poder público – O prefeito Alexandre Arraes, acompanhado da primeira Dama Roberta Arraes, desceram no Aeroporto de Araripina, por volta das 16h, com os oficiais da CODECIPE – Cia de Defesa Civil de Pernambuco e foram direto para o bairro do Zé Martins, o mais prejudicado com o temporal.Feita a observação, em seguida as falas para os moradores que eles não estavam sós, que a Prefeitura de Araripina nas suas diversas secretarias estariam presentes juntos com os órgãos do Estado e a população solidária de Araripina.

Chuva – Alegria para uns e transtorno para outros; esta tem sido a realidade da chegada da chuva em algumas cidades do Sertão pernambucano. De terça (24) para quarta-feira (25), o município de Araripina teve o maior índice pluviométrico de todo o estado, 88 mm, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A chuva em Araripina trouxe alguns transtornos para a população local. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Ordem Pública do município, 250 pessoas, somente do bairro Zé Martins estão desabrigadas. Elas foram levados para escolas no município. Já no bairro Universitário, quatro casas desabaram e muitas ruas apresentaram rachaduras.

Mensagem de emergência  – “Gostaria da ATENÇÃO de todos! Meus queridos irmãos araripinenses. As chuvas que são tão importantes para nossas barragens e plantações, dessa vez provocou inúmeros estragos em várias ruas e bairros de nossa cidade. Já convocamos todas as secretarias,

Estamos em estado de emergência, onde buscaremos com urgência, conseguir contornar toda a situação em parceria com os governos estadual e federal. Peço a compreensão de todos, para que tenham paciência e calma nos transtornos em toda a nossa cidade, pois as chuvas vieram com toda força ocasionando esse estado crítico”, disse o prefeito Alexandre Arraes.

Ipubi alegre – Os agricultores da zona rural do município de Ipubi e dos distritos de Serra Branca e Serrolândia agora têm mais um motivo para comemorar. As chuvas ocorridas nos últimos dias já devolveram o verde às paisagens naturais e prometem garantir a colheita de todos àqueles que plantaram.

Uma parte significativa da economia do município gira em torno da agricultura familiar, mas sem as chuvas, como o homem do campo sobrevive? “Os Nordestinos tiveram que aprender a conviver com a seca”, explica o Prefeito João Marcos Siqueira. Para ultrapassar esse período difícil de estiagem, o prefeito batalhou e conseguiu diversas ações em parceria com o IPA, o Governo Estadual e Federal, como: Abastecimento de Água por Caminhões-Pipa, Construção de Cisternas Calçadão, Distribuição de Cisternas de Polietileno, Instalação de Sistemas de Abastecimento, Programa de Aração de Terras e Distribuição de Kits de Irrigação.

Ilhados – A mesma chuva que traz alívio aos sertanejos, também provoca grandes transtornos em algumas comunidades. No município de Santa Cruz , no Sertão do Araripe, por exemplo, moradores de um bairro inteiro ficaram “ilhados” depois que um açude transbordou bloqueando a passagem. De acordo com relatos do comunitário, Fernando Veras, a situação é bastante complicada,  uma vez que, até as crianças ficaram impedidas de ir à escola. Ele pede providências às autoridades.

Fiscalização Uma fiscalização realizada, na última semana, por representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) no Sertão do Araripe, em Pernambuco, verificou que cinco unidades de saúde da região apresentam falta de resolutividade – um conceito que avalia resultados obtidos do atendimento ao paciente. O problema é que todos os casos complicados das unidades estão sendo encaminhados para o Hospital Regional Fernando Bezerra (em Ouricuri, também no Sertão do Araripe),  que acaba ficando superlotado, com profissionais sobrecarregados.

As unidades de saúde vistoriadas ficam nas cidades de Exu, Granito, Bodocó, Trindade e Ipubi. O objetivo foi verificar o atendimento médico nos hospitais e os vínculos de trabalho. Além disso, o grupo de fiscalização do Cremepe verificou que, em todas as unidades, a lavanderia está defasada – os profissionais, inclusive, fazem a higienização das peças sem equipamentos de proteção.

Forró na feira Irizam Lopes e o Programa Forró na Feira foram recebidos calorosamente na cidade de Parnamirim. O Programa que reaviva a cultura regional com os artistas da terra, depois de mais de uma década em uma emissora de Ouricuri, nessa terça-feira (24), passou a ser radiado pelo Sistema Beto Som de Comunicação, através da 104,9 FM em Parnamirim.

Simultaneamente, o programa foi transmitido pelas três emissoras do sistema em Parnamirim, Granito e Terra Nova. Os ouricurienses também acompanharam a estreia do Forró na Feira através do sinal da emissora que alcança o município.

Sertanejo na Record Embarcou nesta quinta (25), com a produção da Rede Record, o sanfoneiro Hosterninho e família para participação em um dos programas da emissora.

Eles participarão do programa Domingo Show com apresentação de Geraldo Luiz, no próximo domingo, 29. A produção do programa, que vai ao ar às 11h, passou dois dias no sítio Perpétuo, zona rural de Afrânio-PE, comunidade que reside o músico, fazendo algumas filmagens para exibição no programa.

Poder , política e Bartidores II – 26 DE MARÇO DE 2015

Por Inldo Sampaio – Fogo Cruzado

A redução do peso da dívida

A mudança do indexador da dívida dos estados, que deve entrar em vigor nos próximos 30 dias, beneficiará fortemente São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas, que estão devendo os olhos da cara. Pernambuco, que deve pouco, também será beneficiado, mas nem tanto. Já a Prefeitura do Recife será altamente favorecida juntamente com a de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Cuiabá e Vitória do Espírito Santo.

Mudança – O vice-governador Raul Henry (PMDB) dá razão ao turista brasiliense que passou em frente ao Palácio Frei Caneca, sede da vice-governadoria, e o definiu como um “lixo”. Vai se mudar no 2ª semestre para um prédio no Recife Antigo até que a reforma seja concluída. Na vice tudo está em estado deplorável, dos elevadores às instalações elétricas e hidráulicas.

Visita – De passagem por Brasília, o deputado estadual Eduíno Brito (PHS) fez uma visita ao gabinete do senador José Medeiros (PPS-MT). Ambos são integrantes da Polícia Rodoviária Federal.

Otimismo – O ministro Armando Monteiro procura e não acha motivo para tanto pessimismo dos homens de negócio em relação ao futuro do Brasil. Diz que o país já passou por crise pior e saiu dela.

Tabela – O deputado Dr. Valdi (PP) pretende utilizar o seu mandato para cobrar todos os dias do Ministério da Saúde o reajuste da tabela do SUS que se encontra congelada há mais de uma década.

Lacuna – Enquanto o líder do PT na Câmara for o deputado Sibá Machado (AC), dificilmente Dilma Rousseff ganhará votação naquela Casa. Isso prova que os pernambucanos Pedro Eugênio (foto), João Paulo, Fernando Ferro e Maurício Rands fazem uma falta enorme à bancada federal petista.

Rodovia – Esclarece a direção do Dnit que o trecho da BR-232 que liga Caruaru a São Caetano, que é de sua responsabilidade, apresenta boas condições de trafegabilidade. O texto sofrível, que vai do Curado até Caruaru, é de responsabilidade do DER por conta de convênio celebrado com o governo estadual em 2002.

Fusão – Mesmo com a sanção de Dilma à lei aprovada pelo Congresso que proíbe fusão de partidos políticos com menos de cinco anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral, a tropa que está recriando o PL (Partido Liberal) não pretende entregar os pontos. Em Pernambuco os organizadores do novo partido têm afinidade política e pessoal com o deputado André de Paula, que já comanda o PSD.

Cobrança – Júnior Matuto (PSB), prefeito de Paulista, foi ontem à Secretaria das Cidades pedir informações sobre o cumprimento de três convênios assinados com o governo estadual. Um deles, no valor de R$ 12 milhões, destina-se à construção do mercado de Paratibe, uma de suas promessas de campanha que pretende cumprir, “nem que a vaca tussa”, antes do término do atual mandato.

Poder , política e Bartidores III – 26 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Contas do governo não são julgadas desde 2002

Desde 2002, último ano do governo FHC, o Congresso não cumpre a obrigação constitucional de julgar as contas do governo. O julgamento é feito a partir dos relatórios anuais do Tribunal de Contas da União (TCU), e governante com contas rejeitadas fica inelegível por 8 anos. O tema é tão irrelevante para os presidentes da Câmara e Senado que, confrontados, ontem, ambos não tinham o que dizer a esse respeito.

Mensalão impune

Estes 13 anos sem o Congresso julgar as contas dos governos foram marcados por escândalos de corrupção, como o mensalão da era Lula.

Ouvidos moucos

Indagado no Salão Verde sobre o julgamento das contas dos governos Lula e Dilma, Renan Calheiros fez que não ouviu e apertou o passo.

Sem discussão

Na presidência da Câmara dos Deputados, informa-se que “não há discussão” sobre o exame de contas dos governos petistas.

As opções

O Congresso pode aprovar as contas, rejeitá-las ou aprová-las “com ressalvas”, ou seja, desde que sejam feitas correções recomendadas.

Relatório mostra que Paim tem as pernas curtas

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou uma cédula de votação fajuta para negar que ajudou a manter o veto de Dilma à redução da contribuição de empregada doméstica ao INSS. Esta coluna noticiou que o “paladino dos oprimidos” saiu do plenário de fininho. Ele negou, mas o relatório oficial de votações do Senado prova que na bancada gaúcha só Paim esteve ausente. O veto foi mantido por três votos.

Saiu de fininho

Paim mostrou a cédula de votação para “provar” seu voto contra o veto. Mas a cédula apenas atesta intenção de voto. Na hora agá, ele sumiu.

Dois votos gaúchos

Senadores do Rio Grande do Sul, Ana Amélia (PP) e Lasier Martins (PDT) votaram contra do veto de Dilma à redução da contribuição.

Foi ‘azar’

Confrontado de novo com sua ausência, Paim finalmente confessou ontem: “Na hora da votação, por azar, eu não estava no plenário”.

BNDES terá de se explicar

A Comissão de Infraestrutura do Senado convocou Luciano Coutinho, presidente do BNDES, para explicar negócios do banco com empresas ligadas ao Petrolão – a exemplo dos contratos da Sete Brasil, iniciativa do banco BTG Pactual, de André Esteves, banqueiro ligado a Lula.

Quem diria…

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que na Lava Jato é suspeito de ligações ao lobista Fernando Soares, o “Baiano”, resolveu restringir o acesso de lobistas à Casa.

Um banco em chamas

Após a instalação da CPI para investigar contas secretas de brasileiros no HSBC, o banco inglês articula na Esplanada e no Congresso apoios em busca de uma “saída honrosa”. Procurado, o banco não comentou.

Não era bem isso

Dilma não entendeu o espírito da coisa: o PMDB quer reduzir à metade os ministérios, mas ela reduz ministros. Demitiu Thomas Traumann (Comunicação Social) ontem. Mas como detesta jornalistas, até mesmo aqueles que a bajulam, ela não será veloz na escolha do substituto.

Empresa chinfrim

Diplomatas brasileiros que usam voos da Germanwings na Alemanha, muito baratos, afirmam é uma empresa-problema. Não se espantariam com a constatação de problemas na manutenção das aeronaves.

Heresia do chanceler

A “diplomacia paralela” do aspone Marco Aurélio Top-Top parece intimidar também o novo chanceler, Mauro Vieira. No Senado, cometeu um erro grosseiro de avaliação ao comparar o papel de Top-Top ao de Augusto Frederico Schmidt, intelectual brilhante, no governo JK.

Desratização, já

O Senado vai dedetizar suas dependências desta quinta até sábado, mas, pelo sim, pelo não, utilizará um produto químico inofensivo ao ser humano. A caça será apenas a ratazanas do reino animal.

PSB na reforma

Os líderes do PSB na Câmara, Fernando Coelho (PE), e no Senado, João Capiberibe (AP), reúnem suas bancadas nesta quinta, às 9h, na sala da comissão de Educação, para discutir a reforma política.

Pensando bem…

…a inacreditável defesa do acordão de leniência com empreiteiras ainda vai levar autoridades do governo a engrossar a Lista do Janot.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here