Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Barragem Pitombeiras- Praticamente todos os mananciais de Araripina estão cheios, a exemplo da barragem Pitombeiras que fica no distrito de Gergelim, que tem recebido muita água.
Novo Fórum Civil – No último dia 20 o prefeito Alexandre Arraes acompanhado da primeiradama Roberta Arraes, da presidente da OAB seccional de Araripina Dra.Gabriela Reis Feitosa Batista, do presidente da OAB Pernambuco Dr. PedroHenrique e da advogada Diana Câmara, estiveram na sede do Tribunal deJustiça de Pernambuco, com o presidente Dr. Frederico Neves, paraoficializar a doação do terreno, para a construção do novo Fórum deAraripina.
Novo partido – O PMDB de Pernambuco ganhou um reforço, nesta segunda. Vice-prefeito de Araripina, o médico Valmir Lacerda Filho encontrou-se com o vice-governador Raul Henry e o deputado federal Jarbas Vasconcelos para assinar sua ficha de filiação ao partido. O ato aconteceu no escritório político de Jarbas, o Debate, na Ilha do Leite. Ele abandonou o PR de Inocêncio Oliveira.
Prorrogação I – O presidente da Associação Municipalista de Alagoas, Marcelo Beltrão, defendeu, nesta segunda-feira (23), no Congresso da Amupe, no Centro de Convenções, a coincidência das eleições em 2018. Para isso acontecer, segundo ele, tem que ocorrer a prorrogação do mandato dos atuais prefeitos por dois anos. O mandato dos prefeitos que se encerra ano que vem seria estendido ate 2018. “Vamos fazer uma grande frente por essa ideia”, afirmou.
Prorrogação II – Candidato à reeleição, o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Biu Farias, vereador em Surubim pelo PSB, encampou, ontem, a tese de prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores, que vencem o ano que vem, para 2018, com o propósito de coincidir as eleições. O presidente da (UVP), em pronunciamente nesta segunda – feira (23), no congresso da associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), disse o seguinte: “Somos amplamente favoráveis às eleições gerais”, pregou, na abertura do seminário.
Apicultura – 73 famílias oriundas da Agricultura Familiar, do município de Santa Filomena, foram beneficiadas com o programa de apicultura da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). O ato de entrega e distribuição se deu neste sábado, 21 de março de 2015, na quadra esportiva do centro da cidade, na presença do prefeito Pedro Gildevan Melo e do superintendente da Codevasf, João Bosco Lacerda; vice-prefeita Francinete Diniz, vereadores, secretários municipais e muitos representantes de sindicado e associações de trabalhadores rurais.
Chuva e alerta – Santa Filomena entra em alerta devido a grande quantidade de chuvas caída nos últimos três dias, Sábado, Domingo e Segunda. Nos últimos dias na cidade de Santa Filomena choveu o equivalente o esperado para o mês de Fevereiro e Março, varias barragens voltaram a sangrar, riachos e estradas alagados dificultam o acesso de moradores da zona rural para a cidade. Os cinco distritos da cidade incluído serra do Inácio estão totalmente isolados devido os riachos estarem correndo muita água.
Isolamento – O município de Santa cruz continua tendo uma boa precipitação de chuvas, desde o início do mês e na madrugada desta segunda (23), o açude veio a sangrar deixando alguns bairros isolados na cidade ,a exemplo do Loteamento Antônio Tavares, conhecido como portelinha, onde a população ficou isolada sem ter acesso ao centro da cidade, ficando isolada também a região próxima ao matadouro da cidade.
Poder , política e Bartidores II – 24 DE MARÇO DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
Honrando os compromissos
O governador Paulo Câmara decidiu gastar ¼ de sua poupança destinada a investimentos, ao longo deste ano (1 bilhão), para honrar um dos compromissos assumidos em sua campanha eleitoral: assegurar a manutenção do FEM sem o qual 90% dos municípios pernambucanos não conseguiriam fazer obras. Esse projeto foi concebido no sétimo ano da gestão do governador Eduardo Campos para dar mais visibilidade à sua campanha presidencial. Ele queria mostrar aos prefeitos a importância da parceria com os municípios e por isso concebeu este programa que consiste em repassar às prefeituras, uma vez por ano, uma quota extra da média anual do FPM. Após o resgate desta promessa, outras podem estar em andamento como a duplicação do salário dos professores nos próximos quatro anos.
O impeachment de Dilma
Pesquisa da MDA-CNT divulgada ontem revela que 59,7% dos brasileiros são a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Esse, aliás, foi o tema da aula-palestra dada ontem na Universidade de Oxford (Londres) pelo vereador recifense André Régis (PSDB). A propósito, durante o regime militar o então arcebispo de Olinda e Recife, D. Hélder Câmara, foi acusado de “denegrir” a imagem do país lá fora porque denunciava as torturas que ocorriam aqui dentro.
A volta – O vice-prefeito de Araripina Valmir Lacerda Filho refiliou-se ontem ao PMDB e quem abonou a sua ficha foi o deputado Jarbas Vasconcelos. Ele é filho dos ex-prefeitos Valmir e Dionea Lacerda e já passou por vários partidos antes de voltar a ser peemedebista. O último foi o PR pelo qual se elegeu em 2012. Valmirzinho poderá ser candidato a prefeito em 2016.
Projeto – O 1º projeto que Rogério Leão (PR) apresentou na Alepe cria o “Dia da Cavalgada da Pedra do Reino”, evento que todos os anos ocorre em Belmonte onde ele foi prefeito entre 2005 e 2012.
Troca – O prefeito José Queiroz (PDT) empossou ontem na Secretaria de Educação de Caruaru a pedagoga Graça Rosal, que ocupou a mesma pasta durante seis anos no Brejo da Madre de Deus.
Ausência – O deputado Zeca Cavalcanti (PTB) não foi ao seminário “Todos por Pernambuco” em Arcoverde porque sua relação pessoal e política com a prefeita Madalena Britto (PTB) azedou de vez.
Sanção – Apesar da crise financeira que aflige a maioria dos municípios pernambucanos, o prefeito de Abreu e Lima, pastor Marcos José, que se elegeu pelo PT e atualmente está sem partido, sancionou ontem o novo Plano de Carreiras e Vencimentos dos servidores públicos municipais.
Trava – Já foi mais amistosa a relação da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), com o seu ex-vice, Rodrigo Novaes, hoje deputado estadual pelo PSB. Ambos recepcionaram Paulo Câmara naquela cidade em locais distintos, já que um não concordou em participar do almoço/jantar do outro.
Unale – Deputados de primeiro mandato que estão em Brasília participando da reunião da Unale (União das Assembleias Legislativas) aproveitaram a ocasião para fazer uma visita de cortesia ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). Integram a comitiva Álvaro Porto (PTB), Eduíno Brito (PHS) e Professor Lupércio (SD), e os veteranos José Maurício Cavalcanti (PP) e Diogo Moraes (PSB).
Lista – Raul Jungmann (PPS) não se conforma com o fato de Rodrigo Janot, não ter incluído Dilma Rousseff na lista dos políticos que serão investigados na Operação Lava Jato. E já pediu audiência ao procurador geral da República para explicar os motivos pelos quais ela deve ser investigada. De PE estão na lista Fernando Bezerra (PSB), Humberto Costa (PT), Eduardo da Fonte e Pedro Corrêa (PP).
Poder , política e Bartidores III – 24 DE MARÇO DE 2015
Por Claudio Humberto – Radar
24 de Março de 2015
Condenação de Vaccari é certa e deve ser dura
São tão robustas as provas contra João Vaccari, tesoureiro do PT, que a força-tarefa da Operação Lava Jato nem sequer manifestou interesse em eventual acordo de delação premiada com ele, segundo segredou um dos seus integrantes. Réu junto a 26 outros denunciados, Vaccari responde por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Pode ser condenado até a 22 anos de cadeia, segundo especialistas.
Vaccari será julgado e sentenciado pelo rigoroso juiz federal Sergio Moro, que comanda a Lava Jato. E é rápido nas decisões.
Mesmo sem delação premiada, a eventual confissão de Vaccari pode ser considerada uma colaboração à Justiça, e ele ganhar atenuantes.
O petista condenado a mais tempo de prisão, no mensalão, foi o ex-ministro José Dirceu, braço direito de Lula: 7 anos e 11 meses.
Delúbio Soares, antecessor de Vaccari no cargo de tesoureiro, pegou 6 anos e 8 meses de cadeia. Pagou um ano e pouco e já está em casa.
Projeto nacional do PMDB esbarra na Lava Jato
A proposta de reduzir para vinte os ministérios é uma jogada política do PMDB, na tentativa de agradar o eleitor, e tem o objetivo de viabilizar um projeto nacional, que pode ser até mesmo a candidatura própria à Presidência da República. Mas o problema do PMDB, nesse projeto, é a falta de nomes. Até porque, denunciados na Operação Lava Jato, alguns dos seus principais líderes podem estar a caminho da cadeia.
O PMDB cansou de levar fama sem proveito: o partido até indica o ministro, mas quem manda é o secretário-executivo indicado pelo PT.
O governo Dilma seguiu o modelo Lula: o ministro é do PMDB, mas ele não manda. Tampouco presidentes de estatais indicados pelo partido.
O PMDB defende a extinção de parte dos ministérios e a fusão de secretarias como Igualdade Racial, Direitos Humanos, Pesca e Portos.
A pesquisa CNT/MDA quase fez Dilma cancelar a agenda da tarde de ontem. Ela ficou mais abatida que furiosa, com o levantamento indicando que quase 60% dos brasileiros querem seu impeachment, o que inclui seus eleitores, e que apenas 10,8% aprovam sua gestão.
A Controladoria-Geral da União flerta com a inutilidade. Agora vai investigar suborno a autoridades brasileiras, pago por empresa alemã na Copa. Se a CGU controlasse alguma coisa, não haveria suborno.
Marcos Roberto Dubeux, da Cone Suape, afirmou que laudos oficiais (e conclusivos) atestam que o incêndio num galpão, em setembro, não foi causado por problemas estruturais. E vai oferecer colaboração técnica aos autores de laudo privado que 6 meses depois atestaram o inverso.
As negociações para fusão entre o DEM e o PTB estão avançadas. Seria a forma de os democratas não serem riscados do mapa. Mas o partido é oposição, enquanto PTB está na base governista.
Presidente Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira vai deixar o cargo após oito anos. Mas Sergio Gabrielli continua agarrado à boquinha de representante da Petrobras no conselho dessa empresa portuguesa.
A jornalista Cláudia Cruz, mulher do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, vai dar uma força ao amigão Henrique Alves, que continua na fila de espera para ministro. Promove jantar em sua homenagem, hoje.
Eleições diretas nos tribunais
Entidades de magistrados como AMB, Ajufe, Anamatra e Amagis-DF promovem nesta terça (24), no auditório do bloco A do TJ-DFT, em Brasília, um ato público em defesa das eleições diretas no Tribunais de Justiça. Vários desembargadores confirmaram que vão ao evento.
Doutrinação política nas escolas
A Comissão de Educação da Câmara promove audiência inédita sobre doutrinação política nas escolas, hoje,14h30, plenário 10 do Anexo 2. A iniciativa é da ONG Escola Sem Partido e deputado Izalci (PSDB-DF)
Após a pesquisa apontando que 60% querem o impeachment de Dilma, o ministro da Justiça ainda vai insistir na lorota que estão indignados apenas os que não votaram em Dilma?