Por Roberto Gonçalves – O Tirinete
Entrevista – Nesta terça – feira (17), o prefeito de Araripina, será entrevistado, por Martinho Filho as 07:00h, no Canal Aberto na emissora Arari FM, o prefeito, elencará as obras que o governador Paulo Câmara, firmou com ele no seminário todos por Pernambuco, que aconteceu, na sexta feira 13.
Crea PE e Crea PI: Debate – Dando continuidade à proposta de retomar as fiscalizações nos diversos setores das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) fará, hoje e amanhã em Araripina, discussões e fiscalizações no Parque Eólico Chapada do Araripe que está sendo construído na cidade de Marcolândia (PI), limite entre os Estados de Pernambuco e do Piauí. As discussões terão início a partir das 19h, desta terça-feira (17), no Auditório da Câmara dos Vereadores de Araripina.
Vulnerabilidade – Foi promovido, na manhã desta segunda-feira(16), um evento no auditório do SEBRAE com a realização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para quem está em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, que sofreram acidentes, ou tiveram perca física e desejam retornar as suas atividades.
O número expressivo (80 pessoas) compareceu e se envolveu atentamente na palestra que apresentou o tema “Perspectivas na vida do trabalhador e da empresa na construção de uma sociedade melhor”, conduzido pelo secretário municipal Giordany Andrade. Na oportunidade, reiterou o compromisso do prefeito Alexandre Arraes em apoiar toda iniciativa de melhorias social.
Encontro médico – Entre os dias 19 e 21 de março será realizado o 1º Encontro Médico do Sertão do Araripe no auditório da IX Gerência Regional de Saúde (Geres IX) em Ouricuri. Serão oferecidas palestras gratuitas e realizadas discussões destinadas a classe médica da região. O evento é promovido pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) .
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede do Simepe Ouricuri localizado na Rua Teobaldo Gomes Torres, 27, no Centro de Ouricuri ou no dia do encontro.
Cinema livre no Araripe – Em Ouricuri, o contato com o mundo cinematográfico é itinerante. Isto porque a Prefeitura do município inicia neste mês o Projeto Cine Cultura Livre que vai exibir nesta primeira temporada o filme, “A paixão de Cristo”. As exibições gratuitas serão projetadas em diversos povoados do município entre os dias 17 e 28 deste mês.
Curso – Inscrições abertas até a próxima quinta (19) para 12 vagas para o curso de Doces e Hortaliças ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que vai ser ministrado no Complexo da Agroindústria do câmpus Ouricuri do IFSertão-PE.
O curso será gratuito e vai ocorrer entre os dias 23 e 28 de março das 08h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem enviar cópia do RG, nome completo e telefone para o email: jucantalino@hotmail.com
Peneirão – A Comissão técnica da seleção sub 23 representada pela diretoria de esporte, com o apoio da prefeitura municipal, realizaram na manhã deste Sábado (14) e Domingo (15) um penerão para a formação da seleção sub 23 que representará Santa Filomena na copa do Araripe que dará inicio na segunda quinzena do mês de Abril.
Cerca de Noventa Atletas participaram do penerão que teve como olheiros o técnico da seleção José Arlan e seu auxiliar Tico de Pedro Otávio, o diretor de esporte José Vieira, Antônio Pedro de Santana e Raimundo Joaquim Filho auxiliares de comissão.
Poder , política e Bartidores III – 17 DE MARÇO DE 2015
Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado
Um protesto sem a oposição no meio tende a ser apenas um protesto, sem consequência política alguma
Pelos cálculos da Polícia Militar, oito mil pessoas protestaram no Recife contra o governo de Dilma Rousseff e considerando-se o país todo, 1,7 milhão. Os protestos não foram liderados por partidos de oposição, o que por um lado é bom e por outro também é ruim. O lado bom é que não houve espaço nos protestos para políticos carreiristas pegarem carona no sucesso do movimento, tal qual ocorreu em São Paulo com o deputado federal Paulinho da Força, que queria discursar num trio elétrico em defesa do “impeachment” da presidente, mas foi impedido. E o lado ruim é que é um protesto daquele tamanho, sem a oposição no meio, tende a ser apenas um protesto, sem consequência política alguma. O mais preocupante, no entanto, é que ninguém sabe qual será o próximo passo para tirar o Brasil da crise. A defesa do “impeachment” não é a solução e muito menos o “pacote anticorrupção” que Dilma está enviando ao Congresso.
Os três pilares da mudança
Se o Congresso está de fato interessado em fazer uma reforma política para melhorar o nosso sistema eleitoral, bastaria aprovar três coisas: o voto distrital (puro ou misto) para aproximar o eleitor do eleito, e vice versa; uma cláusula de barreira para enxugar o quadro partidário e inibir a criação de partidos sem representatividade; e um sistema misto de financiamento (público e privado) das campanhas eleitorais. Qualquer reforma que não inclua esses pontos é perfumaria.
Junção – Do ex-deputado Severino Ninho, que será o candidato do PSB à prefeitura de Igarassu em 2016 sobre os protestos contra Dilma Rousseff: “Se a presidente ouvisse a voz das ruas, dava logo uma enxugada no ministério. Não tem sentido, por exemplo, Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos, da Mulher e da Igualdade Racial. Poderia estar tudo numa pasta só”.
Almoço – 18 dos 39 vereadores do Recife foram ao almoço que Marcos de Bria (PTdoB) ofereceu sábado, em Itamaracá, ao prefeito Geraldo Júlio. Uma ausência notada foi a de Marco Aurélio (SD).
Meta – O PV fará dois seminários em abril, em Pernambuco, visando às eleições de 2016: um em Belo Jardim (dia 11) e outro em Escada (dia 25). A meta é eleger cinco prefeitos e 40 vereadores.
Contas – Pelas contas de Sílvio Costa (PSC), o verdadeiro líder do governo na Câmara Federal, o público de 1,7 milhão que foi às ruas contra Dilma representa menos de 1% da população brasileira.
Concurso – Milton Coelho, secretário estadual de Administração, autorizou a UPE a realizar concurso público para o provimento de 49 vagas de professor universitário. Isso porém não resolve o problema porque só na unidade de Petrolina há um déficit de 52 professores em seis cursos.
Assessoria – Já está funcionando na Alepe a Consultoria Legislativa criada pela Lei Estadual nº 15.341/2014. O grupo é composto por 25 consultores das áreas de Direito, Economia e Políticas Públicas. A ideia é oferecer assessoria aos deputados, a exemplo do que já fazem o Senado e a Câmara Federal.
Demanda – Só nos três primeiros dias do seminário “Todos por Pernambuco” nas cidades de Araripina, Petrolina e Salgueiro foram anotadas três mil demandas das lideranças políticas da região. Considerando-se que o seminário ainda vai percorrer mais nove cidades, teremos ao final cerca de 12 mil pedidos que não vão caber no Orçamento do Estado, ainda que fosse 10 vezes maior.
Arena – Esclarece a direção da Arena Pernambuco desconhecer o “aditivo” de R$ 142 milhões que estaria sendo cobrado ao Governo do Estado por “serviços extras” realizados em 2013 para que o estádio ficasse pronto para a Copa das Confederações. O reajuste foi acordado no ano dos jogos e a Procuradoria Geral do Estado propôs dividi-lo em 10 parcelas. João Lyra Neto é que não deu o aval.
Poder , política e Bartidores III – 17 DE MARÇO DE 2015
2015 Por Claudio Humberto – Radar
Conflito com a Câmara pode derrubar Cid Gomes
Com dificuldades no Congresso, tudo o que Dilma não precisa é de ministro insultando parlamentares, por isso o verborrágico Cid Gomes (Educação) pode perder o cargo. Ele disse em Belém que deputados são “achacadores”. Foi intimado a apontar no plenário da Câmara, dia 11, os “achacadores”. Mas alegou “mal estar” e não apareceu. Sua sorte será selada nesta quarta (18), nova data de sua ida à Câmara.
A demissão de Cid Gomes foi sugerida por Lula, como demonstração de “respeito à Câmara”. Ela resistiu: parece concordar com o ministro.
Lula mudou muito mesmo. Em 1993, disse que havia no Congresso “300 picaretas”. Agora, defende “achacadores” citados por Cid Gomes.
Deputados querem ver pelas costas, além de Cid Gomes, Pepe Vargas (Relações Institucionais), este pela inutilidade do seu trabalho.
Quem vem municiando os deputados federais é o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Desafeto de Cid, Eunício tem artilharia de sobra.
Janot articula solidariedade dos seus colegas
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostra que também sabe se articular politicamente. Todos os procuradores gerais dos Estados têm sido solicitados a comparecer, segunda (23), à reunião do CNPG, o conselho nacional que os representa. No encontro, Janot – que nunca participa de reuniões do CNPG – espera a solidariedade dos colegas, diante das críticas de investigados na operação Lava Jato.
Procuradores federais não se bicam com os procuradores dos Estados e do interior, que se queixam até de tratamento desigual no CNMP.
Órgão de controle do Ministério Público, o CNMP é presidido por Janot e costuma “pegar pesado” com promotores do interior, segundo eles.
Procuradores estaduais se sentem prejudicados pela composição numericamente favorável aos procuradores federais, no CNMP.
O governo Dilma insiste no indecoroso “acordo de leniência” para salvar empresas (na verdade, seus donos) corruptoras do Petrolão. Já o governo Obama criou o site subornoamericano.com.br para receber denúncias sobre empresas dos EUA que pagam propinas no Brasil.
O obtuso ministro Miguel Rossetto, que integra uma facção porralouca do PT, irritou até parlamentares do partido ao desdenhar dos protestos de domingo, alegando que ali não havia eleitores de Dilma.
Dilma faz pronunciamento à tarde porque é o horário em que a maioria das pessoas trabalham. Ela sabe que se der as caras na televisão durante a noite, vai ter panelaço.
Dilma propôs o “diálogo” à oposição, mas ignora um detalhe: partidos nada tiveram com os monumentais protestos de domingo. Eles não têm legitimidade nem para cancelar o próximo, no domingo 12 de abril.
Dilma se curvou ao PMDB: manterá o ministro Vinícius Lages (Turismo) para afagar o presidente do Senado, Renan Calheiros, e fará de Henrique Alves ministro da Integração, a pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Pedidos de impeachment serão arquivados.
O desalento na economia contaminou os executivos: 70% deles estão padecendo de alto nível de estresse, segundo pesquisa da Med Rio, a maior clínica de check ups do Rio de Janeiro.
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) criticou as tolices dos ministros Cardozo e Rossetto, escalados por Dilma para comentar os protestos. Achou-os com discurso “alienado e arrogante”.
A hashtag #TchauDilma permanece nos assuntos mais comentados do Twitter. Em sua maioria, a saudação não é seguida de mensagens muito amistosas. Afinal, são pessoas que querem vê-la pelas costas.
Quem votou em Dilma teve motivos para não participar dos protestos de domingo?