Foto: Robero Gonçalves
Os impactos ambientais provocados pela instalação de torres eólicas na região do Araripe serão debatidos em um seminário em Araripina, no Sertão pernambucano. O encontro será composto por palestras e um momento destinado para que o público possa tirar suas dúvidas. Outra temática que deve ser discutida é a utilização da água de lençóis pernambucanos. O evento é aberto à população e está marcado para o dia 17 de março, a partir das 19h, no auditório da Câmara de Vereadores do município.
De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), estão sendo montadas torres para produção de energia eólica na cidade vizinha de Marcolândia-PI e que a instalação requer grande quantidade de água que o estado do Piauí não dispõe. Por isso estão sendo perfurados poços em Araripina e nas cidades pernambucanas próximas.
As palestras têm os temas “Água Subterrânea na Bacia Sedimentar do Araripe” e “Outorga de Direito de Uso de Água na Região do Araripe” e serão ministradas, respectivamente, por um geólogo e um representante da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). No dia seguinte, a quarta-feira (18), está programada uma fiscalização conjunta entre os Creas dos dois estados no parque eólico Chapada do Araripe em Marcolândia.