Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 11 DE MARÇO DE 2015

Poder , Política e Bastidores I – 11 DE MARÇO DE 2015

617

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete

União – Os vereadores Francisco Edivaldo líder do governo, Evilásio Mateus ex – líder da oposição, Luciano Capitão presidente da Câmara de vereadores e o prefeito de Araripina Alexandre Arraes, são unânimes em afirmar que o asfaltamento da estrada que liga a BR-316 ao Distrito de Lagoa do Barro, é a principal reivindicação das lideranças locais, no lançamento do Programa Todos por Pernambuco, que vai acontecer nesta sexta-feira (13) em Araripina, com a precença do Governador Paulo Câmara e toda sua comitiva.

Mulher valorizada em Araripina – A Secretaria de Saúde do município, em parceria com o CASAM e o programa Mãe Coruja Pernambucana com o apoio do Boticário, esteve realizando palestras, exercícios físicos, demonstrações de maquiagem e servindo um café da manhã com frutas para as mulheres mães que são atendidas na instituição. De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher e da Criança de Araripina – Tarsila Helena, ações como estas recebem total apoio da prefeitura, através do prefeito Alexandre Arraes que valoriza as mulheres e reconhece a importância de prestar todo o cuidado com a saúde da mulher Araripiana.

Homenagem – Dra. Carla Janaína de Moura Lacerda, foi homenageada na igreja A Luz da Verdade, no Dia Internacional da Mulher. Juíza do Trabalho na cidade de Araripina, Dra. Carla Janaína se destaca em uma função, que antes pertencia ao mundo masculino, por ter vencido, ela é representante das conquistas da mulheres, por esse motivo o pastor  Sandro Ferreira Oliveira e sua esposa Denanci Rosa Miranda, resolveram homenageá – la, representando entre tantas que venceram e  se destaca na cidade. O prefeito de Araripina Alexandre Arraes, o vice prefeito Valmir Filho e a primeira dama Roberta Arraes estavam presentes ao culto.

Desrrespeito – Uma foto de um leitor atento aos problemas da cidade, chegou através do Whatsapp do Blog do Fredson e retrata o desrespeito de alguns motociclistas ao estacionarem suas motos em cima da calçada. A foto foi tirada quando alguns pais estavam chegando para pegar os filhos no Sesc Ler, no centro de Araripina. A bronca do internauta, e com razão, é a falta de consciências de algumas pessoas que usam a calçada como estacionamento em pleno horário de pico, onde crianças precisam da mesma para se deslocar e evitar a rua tão complicada e perigosa. 

Curso do Sebrae – O SEBRAE promoverá no período de 16 a 19 de março o curso “Planejamento Estratégico na Medida”, em Araripina, que ensinará a traçar caminhos mais seguros para alcançar seus objetivos e metas, abordando a criação de estratégias para o desenvolvimento do seu negócio. O curso será realizado na sede do SEBRAE de Araripina, sempre a partir das 18 horas, os participantes terão que investir o valor de R$ 100,00 para ingressar no curso que também abordará a análise do ambiente de negócios e do ambiente interno da sua empresa.

Cobrança – Estudantes sem transporte escolar, essa ainda é a realidade de alguns alunos da zona rural de Ouricuri. Inconformado com a situação dos estudantes, o vereador Nanias de Santa Rita (PP), através de indicação, a qual foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária dessa terça-feira (10) na Casa Rodrigo Castor, solicitou do prefeito Cezar de Preto (PMDB) a reativação do transporte escolar.

Premiada – No ultimo mês de fevereiro a Secretaria municipal de Santa cruz a Sra. Maria das Graças Menezes, recebeu o prêmio Grand Gestor do Brasil 2015, que é destinado a Gestores públicos Municipais que mais se destacaram no ano de 2014. A premiação ocorreu no maior resort do Brasil, na Costa do Sauipe-Bahia e reuniu Homens e Mulheres que são destaques nacionais que fazem a diferença no país.

Construção do estádio – A previsão é que nos próximos oito dias a seleção de Santa Filomena comece treinar no campo onde a prefeitura está construindo o estádio municipal. “Por conta das chuvas as obras de nivelamento do campo ainda não estão concluídas, mas o prefeito Gildevan assegurou que a patrol vai ficar até concluir o serviço”. Disse Zé Vieira, diretor de Esportes da prefeitura.

Atrás de dinheiro – Com o objetivo de conseguir mais obras estruturadoras para o município de Santa Cruz, o prefeito Gilvan Sirino (PR), está desde a última segunda-feira (09) na capital pernambucana, onde já se encontrou com o deputado Silvio Costa, com quem tratou de recursos federais para o seu município.

Poder , Política e Bastidores II – 11 DE MARÇO DE 2015

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado

Atribui-se ao político gaúcho Osvaldo Aranha a observação segundo a qual “o Brasil é um deserto de homens e ideias”. A frase se aplicaria hoje no contexto da política brasileira, onde faltam líderes com visão de estado para apontar uma saída. A crise econômica é grave e atinge simultaneamente a União, os Estados e os Municípios. O Congresso está fragilizado pelo escândalo da Petrobras e os partidos não têm
representatividade. A presidente Dilma está quase impedida de sair às ruas, como se viu ontem em São Paulo, e não se vê luz no fim do túnel. Felizmente, há um “oitentão” no meio do “deserto” que não quer tocar fogo no circo como deseja parte do PSDB, e sim achar uma saída pacífica: o ex-presidente FHC. Ele já se posicionou contra o “impeachment” de Dilma, sem que se saiba antes o que se poria no lugar
dela. E admite sentar com o ex-presidente Lula para discutir uma agenda para o país. É postura de estadista.

O ex-presidente Fernando Henrique é a voz do bom senso no “deserto de homens e ideias” em que se transformou hoje o Brasil

Atos contra e a favor

Tão mal assessorada está Dilma Rousseff que está permitindo que aliados do governo saiam às ruas na próxima sexta-feira (13) para “defender” a Petrobras. Ora, quem do povo está disposto a sair de casa para “defender” uma empresa estatal que está envolvida até o gogó em denúncias de corrupção? Só vai servir para que no próximo domingo os adversários do governo, que serão em muito maior número, façam a comparação entre os dois eventos: “Quem botou mais gente?”

Olinda – Do advogado e ex-presidente da Câmara de Olinda, Valério Leite (PMDB), sobre a enxurrada de pré-candidatos à sucessão do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB): “Há muita gente que ainda imagina que Olinda é terra de ninguém. Digo para esses que eles estão enganados. Izabel Urquisa (PMDB), que é de lá, quase vai ao 2º turno em 2014 e será a próxima prefeita”.

Ausência – Se vivo fosse, o ex-deputado Carlos Wilson estaria completando hoje 65 anos de idade. Por sua vocação para o diálogo e seu estilo conciliador, faz falta a Pernambuco e ao Brasil.

Calmaria – Pela primeira vez, em muitos anos, as promoções na PM obedeceram a critérios técnicos, e não políticos, e por isso se ouve no meio na tropa rasgados elogios ao governador Paulo Câmara.

Ética – É de bom nível a nova Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, cuja principal atribuição é julgar companheiros que porventura sejam acusados de infração ao decoro parlamentar.

Tripé – Alguém já disse que os três pilares da democracia são a liberdade, o governo (eleito pelo povo) e a oposição (para fiscalizá-lo). Com a entrada do DEM no governo de Geraldo Júlio (PSB), a oposição se enfraquece e a deputada Priscila Krause (foto) se inviabiliza como candidata a prefeito em 2016.

Filme – Somente agora, depois que o filme saiu de cartaz, é que ex-governador João Lyra Neto assistiu a “Getúlio”, interpretado por Tony Ramos. O filme mostra que o isolamento do presidente no Palácio do Catete o levou ao suicídio, o que não deve ocorrer com Dilma, mesmo isolada no Planalto.

Abertura – Diferentemente do seu antecessor, Eduardo Campos, que não tinha por hábito conceder audiência a prefeitos e a deputados, Paulo Câmara alterou essa prática. Já recebeu diversos prefeitos depois que sentou na cadeira de governador, entre eles o pedetista José Queiroz (Caruaru) e o peemedebista Júlio Lossio (Petrolina). E pretende institucionalizar esse costume.

Aula – Marcos Nóbrega, professor da UFPE e conselheiro substituto do TCE, retornou no final de semana dos EUA onde proferiu duas aulas: uma no Massachusetts Institute of Technology sobre “O controle no Brasil pelos Tribunais de Contas” e outra na Universidade Harvard sobre “Perspectivas da Infraestrutura no Brasil”. Próxima semana dará outra aula na Universidade de Liverpool (England).

Poder , Política e Bastidores III – 11 DE MARÇO DE 2015

Por Claudio Humberto – Radar

Além de Lula, PMDB abre guerra a Mercadante

Na linha das ácidas críticas do ex-presidente Lula, o PMDB também culpa o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) por não permitir que o experiente vice-presidente Michel Temer auxilie Dilma na articulação política. Temer chega a passar semanas sem encontrar a presidente. Acusado por Lula de “sequestrar o governo”, o ministro afasta todos aqueles cuja colaboração possa merecer o reconhecimento de Dilma.

Presidente refém

Lula acha que Mercadante fez de Dilma sua refém, ao afastar do Planalto até os mais antigos e leais auxiliares, como Giles Azevedo.

Rasputin

O chefe da Casa Civil se acha um gênio da política, apesar da coleção de derrotas, e tenta ser o único a influenciar suas decisões.

Ideia aloprada

O aloprado Mercadante fez Dilma se posicionar sobre o impeachment, na desastrada coletiva de segunda (9), colocando o tema na pauta.

Não adiantou nada

Michel Temer avisou que não pode ser chamado só para apagar fogo. Ele alertou a Dilma que o PMDB está saindo do controle no Congresso.

José Dirceu monitora CPI por meio de prepostos

Uma das mais gritantes omissões da “Lista do Janot”, o ex-ministro José Dirceu monitora o andamento da CPI sobre o assalto bilionário à Petrobras, por meio de pessoas de sua confiança. Como já não é réu primário, o envolvimento do ex-braço direito de Lula no Petrolão pode custar-lhe uma nova pena, desta vez em regime fechado. O doleiro Alberto Youssef revelou que ele recebeu dinheiro sujo do Petrolão.

Arroz de festa

Gerente de imprensa da Petrobras, Lúcio Pimentel não perdia CPI. Não foi ao depoimento de Pedro Barusco, mas mandou três olheiros.

Descompensado

Com seu jeito anta de ser, o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) fez a pergunta do dia ao ex-gerente ladrão da Petrobras: “O crime compensa?”

Sucesso

Após a vaia em São Paulo, ontem, a hashtag #VaiaDilma foi um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Suspeito nº 1

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) está convencido de que o ex-gerente corrupto da Petrobras, que depôs na CPI, está protegendo alguém importante, que seria seu chefe no esquema. Suspeita de Lula.

Tá feia a coisa

Dilma foi vaiada ontem, no 21º Salão da Construção Civil, por funcionários do evento, recepcionistas habituadas apenas a sorrir e a tratar bem as pessoas. Isso mostra o nível de irritação dos brasileiros.

Declínio

O panelaço de domingo e a vaia de ontem são sinais de deterioração de credibilidade e até de autoridade. Assessores de Dilma acham que ela será cada vez mais hostilizada, sempre que aparecer em público.

Fechando o cerco

Em 2014, a Petrobras ofertava curso para os depoentes se esquivarem de perguntas. O relator da antiga CPI, Marco Maia (PT-RS), recebeu uma lista do que deveria perguntar ao ex-diretor Nestor Cerveró.

Boa nova

O diplomata Eduardo Saboia, herói brasileiro que salvou a vida do ex-senador Roger Molina, vai sair do limbo a que foi relegado pelos chefes covardes do Itamaraty: foi convidado a assessorar o senador Aloysio Nunes (PSB-SP) na presidência da Comissão de Relações Exteriores.

Lobão na CCJ

Mesmo estrelando a Lista de Janot, no escândalo de corrupção da Petrobras, o ex-ministro Edison Lobão (MA) está empenhado em presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Comando do Conselho

Em tempos de Petrolão, pega fogo a disputa pelo comando do Conselho de Ética da Câmara. Estão no páreo Sérgio Brito (PSD-BA), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e José Carlos Araújo (PSD-BA).

Só na porrada

Após brigas com dedo em riste e xingamento de “moleque”, o deputado Félix Mendonça (PDT-BA) ironiza que vai ter de “fazer curso de juiz de MMA” para ficar como segundo vice-presidente da CPI da Petrobras.

Obsessão

Ao tentar atrelar a corrupção na Petrobras ao governo FHC, o PT tenta a estratégia do “todos roubam, mas nossos ladrões são melhores”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here