Início Notícias O negócio começou a ‘fedêr’ e Lula teme por futuro do PT...

O negócio começou a ‘fedêr’ e Lula teme por futuro do PT em 2018

670
alt

alt

Lula está preocupado com a perda de capital político do PT e dele própriio, em São Paulo, a legenda foi esfacelada.

Por Renan Ramalho – G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou do PT e do governo uma mudança no discurso e uma atenção especial a São Paulo e ao Nordeste. Lula afirmou, durante jantar com senadores do PT, na semana passada, que o partido, hoje, não tem o que dizer aos eleitores que estarão com 18 anos em 2018 e votarão pela primeira vez para presidente. “Essa geração está nas redes sociais vendo o massacre que estamos sofrendo, acuados por acusações de corrupção”, reclamou Lula, segundo um interlocutor.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em três anos, 3,46 milhões de brasileiros terão entre 18 e 19 anos e estarão aptos a votar pela primeira vez. Se forem levados em conta os jovens com 16 e 17 anos — quando o sufrágio é facultativo —, o número crescerá para 6,95 milhões de eleitores. Em 2014, Dilma venceu o tucano Aécio Neves por uma diferença de 3,4 milhões de votos.

Segundo Lula, esses eleitores não têm a memória dos oito anos em que ele governou o país, já que tinham, em 2010, entre 8 e 11 anos. “O que eles veem? Mensalão, petrolão, petistas presos, a oposição querendo dizer que nós roubamos mais do que eles”, disse o cacique petista, lembrando que não adianta sequer se amparar nos programas sociais lançados até agora. “Não podemos falar que tiramos eles da miséria e eles não passam mais fome porque esses jovens cresceram sem passar fome e sem estar na miséria.”

Lula está preocupado com a perda de capital político do PT e dele próprio. Em São Paulo, a legenda foi esfacelada, teve o pior resultado eleitoral da história na disputa pelo governo estadual e viu a bancada de deputados federais encolher. “É o maior colégio eleitoral. Outro resultado pífio como o do ano passado sepulta nossas chances eleitorais”, disse um senador do partido, que também pediu anonimato.

No Nordeste, região responsável pelas vitórias nacionais do PT, a situação é ainda mais dramática. Na primeira pesquisa de opinião pública do ano, Dilma perdeu prestígio entre os eleitores desses estados. “O Ceará nos deu 80% dos votos, e a avaliação positiva dela agora é de 21%”, confirmou outro senador presente ao encontro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here